Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EUA

Tylenol na gravidez? Trump sugere ligação com autismo e gera polêmica

Cientistas e FDA reagem à fala de Trump sobre Tylenol e risco de autismo

Isabela Cardoso

Por Isabela Cardoso

22/09/2025 - 20:23 h | Atualizada em 22/09/2025 - 22:41
Donald Trump
Donald Trump -

O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira, 22, que a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos irá emitir notificações a médicos sobre os possíveis riscos do uso de paracetamol, princípio ativo do Tylenol, durante a gravidez.

Segundo Trump, estudos sugerem que a substância “pode estar associada a um risco muito maior de autismo”. A coletiva aconteceu no Salão Oval e contou com a presença do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.; do comissário da FDA, Dr. Marty Makary; do diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Dr. Jay Bhattacharya; e do administrador dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS), Dr. Mehmet Oz.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Eles estão recomendando fortemente que as mulheres limitem o uso de Tylenol durante a gravidez, a menos que seja clinicamente necessário, como para tratar febre, se você não aguentar”, declarou Trump.

Declarações polêmicas sobre autismo

Durante a coletiva, Trump relacionou o consumo de paracetamol ao aumento de casos de autismo. Ele chegou a citar Cuba como exemplo de país onde, segundo ele, a ausência de Tylenol estaria associada a taxas mais baixas da condição. “Há partes do mundo que não tomam Tylenol e praticamente não têm autismo. Isso diz muito”, afirmou.

Leia Também:

O presidente também comentou sobre a experiência pessoal com amigos que têm filhos autistas: “É triste ter tantos amigos com crianças autistas. É uma situação difícil, mas nosso objetivo final é acabar com a febre do autismo”.

Posição da FDA

Em nota, o comissário da FDA, Dr. Marty Makary, afirmou que a medida busca ampliar a conscientização de médicos e pais sobre evidências que relacionam o paracetamol a riscos durante a gestação. “Mesmo com esse conjunto de evidências, a escolha ainda cabe aos pais. O princípio da precaução pode levar muitas pessoas a evitar o uso durante a gravidez, mas continua sendo razoável que mulheres grávidas usem paracetamol em certos cenários”, destacou.

Vacinas também foram alvo

Trump aproveitou a coletiva para criticar a vacinação infantil. Ele sugeriu que vacinas sejam aplicadas em várias etapas, em vez de uma única vez, e defendeu que a imunização contra a hepatite B seja iniciada apenas a partir dos 12 anos. “Não deixe que eles bombeiem seu bebê com a maior pilha de coisas que você já viu na vida entrando no delicado corpinho de um bebê”, disse.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Autismo Donald Trump gravidez paracetamol Tylenol

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Donald Trump
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Donald Trump
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Donald Trump
Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

Donald Trump
Play

Homem aceita ser engolido por anaconda em programa de TV; assista

x