Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

ELEIÇÕES

Venezuela: Maduro vence eleição com 51,2% dos votos, diz conselho eleitoral

Oposição diz que houve fraude e que vai continuar denunciando

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Nicolás Maduro comemora mais uma vitória na Venezuela
Nicolás Maduro comemora mais uma vitória na Venezuela - Foto: AFP

Com 80% do votos apurados, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela apontou a reeleição do atual presidente, Nicolás Maduro. De acordo com a CNN Brasil, ele teve apoio de 51,2% dos eleitores que compareceram às urnas. O principal opositor na disputa, Edmundo González, teve 44,2%.

Houve comemoração na sede da campanha de Maduro em Caracas após o anúncio do resultado parcial. O presidente reeleito abraçou apoiadores ao som da música que dizia que ele era o “coração do povo”.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A vitória de Maduro representa a continuidade do chavismo no poder, que chegou em 1999 pelas mãos de Hugo Chávez. Em 2013, após a morte de Chávez, Maduro assumiu uma posição da qual não saiu desde então.

Leia Mais

>>> Eleições na Venezuela: divulgação paralela de resultados preocupa
>>> Eleições na Venezuela: eleitores 'somem' e oposição fica preocupada
>>> Atlas prevê derrota de Maduro, mas cientista político teme reviravolta

O grupo de oposição que se uniu contra a candidatura de Nicolás Maduro, disse que houve fraude no pleito. Edmundo González e María Corina Machado estimam que tiveram cerca de 70% dos votos. O número foi baseada nas atas dos centros de votação.

No discurso após o anúncio do CNE, foi Corina quem mais falou. Ela disse que, nos próximos dias, vão “continuar denunciando”. “Nós vamos combater com a verdade. É impossível o que disseram”, disse. “Temos informação e temos as atas”. González disse que a luta “vai continuar”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Edmundo González eleição fraude María Corina Nicolás Maduro venezuela

Relacionadas

Mais lidas