LUTO!
Artistas e autoridades lamentam a morte do músico baiano Edy Star
Anúncio da morte foi feito no Instagram nesta quinta-feira, 24
Por Redação

Diversos artistas lamentaram a morte do músico baiano Edy Star nesta quinta-feira, 24. Conhecido por sua irreverência e contribuição única à música brasileira, o cantor, compositor, ator e ícone da contracultura estava internado em estado gravíssimo, passou por sessões de diálise, mas não resistiu às complicações.
Leia Também:
“Meus pêsames aos amigos de Edy! Uma pessoa incrível nos deixa. Todos perdemos!”, escreveu Marcelo Caetano, diretor do filme ‘Baby’, nos comentários da publicação que anunciou a morte do músico no Instagram. Fafá de Belém deixou um comentário com um emoji triste.
A escritora e cantora Karina Buhr lamentou: “Meus sentimentos! Viva Edy e seu legado imenso”. O guitarrista e cantor Felipe Cordeiro também se manifestou e disse: “Salve, Edy Star!”.
Ministério da Cultura presta homenagem
“É com pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebeu a notícia da morte do cantor e multiartista Edy Star”, escreveu o Ministério da Cultura em homenagem ao cantor.
“O Ministério da Cultura manifesta sua solidariedade à família, amigos e admiradores, que hoje se despedem de um talento singular”, completou.
SecultBA se manifesta
Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) manifestou “profundo pesar pelo falecimento” do artista.
Para o titular da pasta, Bruno Monteiro, “Edy Star será lembrado como um artista à frente de seu tempo, que abriu caminhos para novas gerações com sua arte livre e transformadora. O legado dele seguirá inspirando a todos nós”.
“A SecultBA se solidariza com familiares, amigos, fãs e admiradores neste momento de dor e despedida”, completa a nota.
Anúncio da morte
O anúncio da morte foi feito no Instagram. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de Edy Star, no início da madrugada de hoje, *24 de abril*. Ele chegou ao hospital em estado gravíssimo, foi submetido à diálise, mas enfrentava complicações mais severas”, diz o comunicado.
“Edy viveu como quis — com arte, coragem e liberdade — e sempre merecerá nosso aplauso. Agradecemos profundamente todas as manifestações de carinho, solidariedade e mobilização nos últimos dias. Em breve, informaremos os detalhes sobre o funeral”, completou.
Edy Star: a arte de viver
Edy Star foi cantor, compositor, ator, performer e uma das figuras mais ousadas e irreverentes da cena artística brasileira. Baiano de Juazeiro, ganhou notoriedade nos anos 1970 ao integrar o lendário disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, ao lado de Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada — um marco da música experimental e da contracultura nacional.
Dono de uma estética transgressora e uma presença de palco inconfundível, Edy desafiou padrões com arte, ironia e liberdade, sendo referência para gerações de artistas que vieram depois. Viveu intensamente e fez da própria vida uma obra de expressão e resistência.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes