FESTA
Brown, Saulo e mais: Farol da Barra entre em clima de Carnaval com shows
Público lotou o ponto turístico para celebrar empreendimento

Por Jackson Souza

Empreendimento que moldou costumes e criou hábitos na população soteropolitana, o Shopping da Bahia completou 50 anos no último dia 5. O aniversário foi comemorado nesta segunda-feira, 8, com muita música e apresentações gratuitas de grandes nomes da música baiana, como Carlinhos Brown, que comandou a festa, Saulo Fernandes, entre outros, que animaram as milhares de pessoas que lotaram o Farol da Barra.
Com hits que embalaram os baianos nos últimos 50 anos, a comemoração evocou o espírito carnavalesco do soteropolitano, que marcou presença e deu um caráter de pré-carnaval ao evento, transformando às ruas da Barra em um verdadeiro “formigueiro de pessoas”.
Fundado em 1975, shopping foi o segundo empreendimento do tipo no País e o primeiro no Norte e Nordeste, como destaca o superintendente Wilton Oliveira, que falou também sobre o potencial transformador do espaço onde o negócio está localizado, além da relação de proximidade e agradecimento à população baiana em meio século de existência.

“Para nós é uma honra está chegando nos 50 anos, presenteando a Bahia com um show épico aqui no Farol da Barra, entregando para a Bahia o que ela sempre nos deu: régua e compasso, então, a gente está aqui, hoje, mostrando a Bahia e presenteando o baiano pelo que ele sempre fez por nós”, disse o superintende do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira.
Sob os tambores do Olodum, primeira atração a subir o palco, o público vibrou e entrou em clima de comemoração, celebrando a história de um empreendimento que recebeu gerações, como Rose de Obá, de 59 anos, que viu a fundação do Shopping da Bahia e ia até o local a pedido da avó para comprar calçados.
“Minha avó dizia para eu ir ao ‘Cêtemí’, porque ela não sabia falar o antigo nome, comprar sandálias para as meninas. Sempre acompanhando, sempre indo por um motivo ou outro, mas sempre lá. São 50 anos, não só ligado pelo comércio em geral, mas pela cultura da nossa Bahia, ele traz isso, traz a nossa nação, ele traz a nossa cara e isso é muito importante pra gente”, afirmou.

Realizado no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e da orixá Oxum, paineis de LED exibiam, durante as apresentações, simbologias que remetiam às duas entidades, enfatizando o caráter sincrético, tão presente em Salvador e na Bahia.
Artistas que animaram público
Subiram ao palco também Saulo, que foi ovacionado sob coro de “mais um” do público; Simone, que lançou sua colaboração com Carlinhos Brown, e Durval Lelys que, em um reencontro de muitos carnavais com Ricardo Chaves e Felipe Pezzoni, celebrou a trajetória do bloco Eva. Xanddy Harmonia, Timbalada, Filhos de Gandhy, Mariene de Castro, com o seu samba do Recôncavo e timbre inconfundível, e Alice Caymmi.
“Desde que esse shopping foi inaugurado, ele sempre procurou estar ligado à cultura baiana, a tudo que a Bahia oferece e tudo que pode ter de mais cultural e mais rico, e a gente sempre esteve desse lado. O shopping da Bahia é extremamente cultural e ligado às raízes de Salvador, e não podíamos comemorar 50 anos sem fazer uma festa dessa”, destacou o diretor da Allos, empresa que administra o shopping, Ricardo Visco.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



