LUTO
'Bruxo' da música instrumental, Hermeto Pascoal morre aos 89 anos
Multi-instrumentista foi considerado pelo americano Miles Davis (1926-1991) "o músico mais impressionante do mundo"

Por Carla Melo

Morreu neste sábado, 13, aos 89 anos, o grande ícone da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal. O alagoano estava internado no Hospital Samaritano Barra, na ona Sudoeste do Rio de Janeiro e morreu em decorrência de falência multiplas dos órgãos.
Em nota, a assessoria do musicista informou que Pascoal "fez sua passagem cercado pela família e por companheiros da música.
"Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual cercado pela família e por companheiros da música", informou post publicado nas redes sociais.
O 'bruxo' do instrumental
Considerado pelo americano Miles Davis (1926-1991) "o músico mais impressionante do mundo", Hermeto — três vezes vencedor do Grammy Latino — Hermeto Pascoal ganhou ainda mais visibilidade no cenário musical quando começou a elaborar canções rítmica, melódica e harmônica com panelas, chaleiras, regador, brinquedos infantis e até animais.
Autodidata e intuitivo, ele entrou na música aos 10 anos, quando aprendeu acordeom com o irmão, mas só começou a escrever partituras depois dos 41 anos. Hermeto morava em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Entre o final de julho e meados de agosto, Hermeto, conhecido como "o bruxo" da música instrumental, fez uma série de nove shows na Europa, entre sete países. Em solo brasileiro, sua última apresentação foi em junho, no Circo Voador, a poucos dias de completar 89 anos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes