SAÚDE
Anvisa aprova fim de uso de máscara em aeroportos
A reunião também abordou regras para importação de vacinas e medicamentos para a varíola dos macacos
Por Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos por unanimidade. A decisão também inclui voos internacionais.
Dentre as justificativas, a decisão levou em conta as boas práticas internacionais que envolvem menor rigor regulatório de acordo com a melhoria do cenário epidemiológico nacional e internacional.
“Não há medida que não possa ser reajustada se amanhã ou depois as condições epidemiológicas assim determinarem. Não estamos aqui rompendo com uma medida que mostrou a sua utilidade, a sua importância durante anos colocando-a no banco de reserva para sempre, de maneira nenhuma”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.
As medidas entram em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Outros temas
Na reunião, a varíola dos macacos também se tornou pauta com o objetivo de discutir a possibilidade de dispensa de registro e os requisitos para autorização excepcional de importação de vacinas e medicamentos para prevenção ou tratamento da monkeypox pelo Ministério da Saúde.
A reunião, realizada por meio de videoconferência, abordou também a regularização de algumas categorias de alimentos e de embalagens e ainda um regulamento técnico para a promoção da saúde nos portos de controle sanitário instalados em território nacional e nas embarcações que transitam por tais locais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes