CULTURA
Brasileira vence concurso internacional com fotografia tirada na Bahia
Patrícia conta que a imagem surgiu por acaso na Praia do Espelho durante férias que passou na Bahia
Por Da Redação
A brasileira Patrícia Cançado foi a vencedora do prêmio iPhone Photography Awards (IPP Awards) na categoria “Pessoas”. A foto chamada “Roupa de Banho” foi tirada na Bahia usando um iPhone XR.
O IPP Awards é uma premiação que avalia imagens feitas usando um iPhone e seleciona as melhores. A 15ª edição do concurso recebeu milhares de inscrições de todo o mundo e tem as seguintes categorias: Abstrato, Animais, Arquitetura, Crianças, Paisagem Urbana, Paisagem, Estilo de Vida, Natureza, Pessoas, Retrato, Série (3 imagens), Natureza-Morta, Pôr-do-sol, Viagem, Outro. Patrícia ficou em primeiro lugar na categoria Pessoas. “É o que eu gosto mesmo, de gente”, afirma.
O vencedor do Grande Prêmio deste ano, Antonio Denti da Itália, recebeu a honra de Fotógrafo do Ano pela imagem “O Menino de Mossul”, um momento de ternura nos escombros empoeirados da guerra no Iraque.
Por trás das lentes
Patrícia conta que a imagem surgiu por acaso durante umas férias que passou na Bahia. “Vi duas mulheres andando com o mesmo maiô, uma com um cabelo vermelho, lindas e fui pedir para fotografá-las”, explica.
Ao chegar lá, ela perguntou se podia fazer um registro das duas, que disseram que tinham mais outras duas mulheres da mesma família com elas, também usando o mesmo modelo de roupa de banho. Ela, então, resolveu registrar as quatro, que são gaúchas e estavam também em férias na Bahia. “Achei super poderoso quatro mulheres viajando sozinha, na Praia do Espelho, com uma relação legal com seus corpos, se achando bonitas”, disse em entrevista ao Estadão.
Ela conta que, depois de publicar em sua rede social, recebeu mensagens de pessoas elogiando o registro e outros incentivando que ela inscrevesse a imagem em um concurso. “Muitas mulheres me escreveram dizendo como aquela foto tinha sido forte para elas”, lembra.
Concurso
O uso de qualquer iPhone foi permitido para concorrer e as lentes adicionais do aparelho também eram autorizadas. As postagens em redes sociais (Facebook, Instagram etc.) foram elegíveis para concorrer.
As fotos não podiam ser alteradas em nenhum programa de edição imagens como o Photoshop, por exemplo.
O primeiro colocado de cada uma das 14 categorias ganhou uma barra de ouro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes