SEGURANÇA
Corpo de Bombeiros realiza treinamento simulado
O cenário mostrava acidente com produtos perigosos envolvendo veículo de passeio e carreta
Por Da Redação
O cenário de um simulado realizado na manhã desta sexta-feira, 26, às 10h, em Simões Filho é assustador. A atividade faz parte do Curso de Operações em Emergências com Produtos Perigosos (COEPP). No local, três atores se passam por vítimas, em que duas delas estão descordadas após um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma carreta, precisavam ser atendidas por bombeiros militares.
"O simulado é o momento em que os alunos colocam em prática aquilo que aprenderam na teoria. Eles fizeram as ações de gestão de emergências através do sistema de comando de incidentes, montagem das zonas de trabalho, identificação qualificada do produto perigoso, salvamentos e descontaminação de vítimas. Também realizaram ações de contenção de vazamentos e proteção ambiental com construção de diques e desvios", explicou o major BM Allan Guanais, instrutor-chefe do curso.
Para a soldada BM Vivian Cruz, o curso é essencial para o atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos. "É difícil mensurar a importância em palavras, trabalhamos salvando vidas e estar municiados de técnicas e treinamentos é muito importante. Saber como lidar com esses produtos, e suas variações é fundamental para um atendimento adequado e seguro", explicou.
O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia também participou do simulado, com o resgate de vítima. Dezessete bombeiros militares estão realizando o COEPP. A cerimônia de conclusão do curso vai acontecer na próxima segunda-feira, 29, às 10h no auditório do 1° Grupamento de Bombeiros Militar (1° GBM) na Barroquinha.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes