NOTÍCIAS
Procon notifica Uber e 99 por aumento em cancelamento de corridas
Por Da Redação

Queixa recorrente dos usuários dos aplicativos de transportes, os cancelamentos de corrida entraram na mira do Procon-RJ.
Por conta do alto índice de reclamações registradas, o órgão entrou com notificação contra Uber e 99, que prestam esse serviço, para que prestem esclarecimentos acerca das queixas.
Até outubro deste ano, a Uber somou 773 reclamações, acima das 770 registradas em 2020 e das 593 em 2019. Já a 99 contabilizou 225 queixas, contra uma registrada no ano passado e 85, em 2019.
Outros casos relatados pelo órgão incluem a mudança de rota e motoristas que avisam que não irão realizar a viagem, fazendo o passageiro ser obrigado a cancelar e arcar com a taxa determinada pelos aplicativos.
“O cancelamento excessivo torna ruim a qualidade dos serviços. Queremos saber qual a razão dos cancelamentos” pontua Igor Costa, presidente do Procon Carioca.
Em nota, a Uber negou ter reduzido o ganho dos motoristas, o que poderia ser uma das causas do aumento dos cancelamentos, e alegou que a demanda tem sido maior do que o número de motoristas disponível para prestação do serviço. A empresa afirmou ainda que está implementando iniciativas para promover o reequilíbrio do mercado.
Já a 99% afirmou que o índice de cancelamento em 2021 está abaixo dos 5% e que diante da alta dos combustíveis, reajustou o ganho dos motoristas parceiros de 10% a 25%.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes