OPINIÃO
Além da hermenêutica
Confira o Editorial deste sábado


Ao categorizar o PCC e o CV como terroristas, os Estados Unidos atravessam a linha divisória dos ordenamentos jurídicos, em afronta inequívoca à soberania nacional. Não se trata, portanto, de contentar-se com conflitos de hermenêutica, pois o conhecimento produzido supera de sobeja os vieses interpretativos de prós e contras.
Começa pela total falta de correspondência entre a definição de terrorismo e a prática das organizações criminosas desprovidas de qualquer perfil ideológico e similares. A redução da surpreendente medida a uma disputa opinativa favorece a quem tiver mais força, alheia às argumentações, ensejando uma compreensiva preocupação do Brasil.
Ademais, chama atenção o fato de o anúncio ter sido alardeado após a visita de pré-candidato envolvido com o escândalo do Banco Master – facção do terror rentista. Nesta questão sensível, seria bem-vinda uma ajuda para desbaratar quadrilhas nas instituições financeiras, com monitoramento de gangsters associados a Daniel Vorcaro.
Pelo sim, pelo não, o terreno torna-se escorregadio pelo limo capaz de produzir derrapagem, entre razões consistentes diante das falácias, aqui e acolá, como se vê. A opinião é verdadeira ou falsa; o conhecimento, superior na hierarquia, constata a verdade da ultrapassagem da segurança pública, arranhando a autoimagem do Brasil.
Não se pode conceber uma nação livre e independente se está à mercê de ataques em seu território, seja qual for o motivo, produzindo impacto na diplomacia e nos negócios. O mecanismo ameaça servir de álibi para intervenções estadunidenses, dividindo a população entre uma cidadania engajada e outra parte disposta a torcer pelo estrangeiro.
O futuro próximo vai confirmar se está correta a clarividência de uma justificativa para possível operação militar, visando ampliar o controle do Tio Sam na América Latina. Ou se a posição de quem tem limitação moral ou cognitiva para ligar os pontos vai prevalecer e as organizações criminosas “terroristas” serão cirurgicamente erradicadas.