Editorial - Compromisso com a Bahia | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Compromisso com a Bahia

Publicado sexta-feira, 15 de outubro de 2021 às 06:00 h | Autor: Da Redação
A TARDE é um entusiasta da capacidade de forjar o caráter da juventude, em programas de reconhecida relevância | Foto: Prefeitura de Paulo Afonso | Divulgação
A TARDE é um entusiasta da capacidade de forjar o caráter da juventude, em programas de reconhecida relevância | Foto: Prefeitura de Paulo Afonso | Divulgação -

O aniversário de um jornal é motivo de celebração para toda comunidade na qual está inserido, tornando-se esta alegria proporcional à presença do periódico na vida de gerações de leitores e aficcionados, quanto maior for a longevidade.

É o exemplo secular de A TARDE, em mobilização de recursos permanente em favor dos baianos desde 1912, sendo impossível calcular quantas ações em defesa de bens necessários à felicidade teria protagonizado a iniciativa do fundador, Ernesto Simões Filho.

Para cantar os parabéns de um dos impressos de longa vida no Brasil, a edição de hoje traz artigos, reportagens e este editorial, abordando a grata coincidência de comemorar-se o Dia do Professor neste 15 de outubro.

O veículo, capaz de orientar e incentivar as práticas virtuosas, viabilizando a aquisição de valores morais por parte de seus seguidores, é também um entusiasta da capacidade de forjar o caráter da juventude, em programas de reconhecida relevância como o A TARDE Educação.

O compromisso com o incentivo à leitura, como suplemento inseparável de cada texto publicado, carrega a formação do senso crítico, ao lidar com as divergências na condição de cânone da atividade para a qual comprova a vocação de grandeza.

São 109 anos de produção diária de notícias, tornando-se impossível esmorecer diante de um projeto cujo perfil vitorioso sai fortalecido a cada aurora, pois não resistiriam o impresso e suas redes de novas mídias, se maculassem sua trajetória.

Reafirma, hoje, o principal meio de comunicação da Bahia, sua identidade com os princípios da democracia, da qual é, ao mesmo tempo, tributário e defensor, ocupando a liderança, pela vitória da verdade e do melhor convívio, visando ao desenvolvimento e à justiça social.

Verificando os fatos, mediante os critérios de atualidade, veracidade, importância, interesse e inusitado, serve a efeméride para renovar a aversão à mentira, em defesa da cidadania e da inclusão do maior número de pessoas na partilha da vida como guia para o conhecimento.

Publicações relacionadas