EDITORIAL
Maio Amarelo
Foco da campanha é viabilizar a condução no trânsito com segurança
Por Editorial
A principal finalidade pela qual se pode definir o trânsito é a de viabilizar a condução com segurança, em movimento favorável à vida, mas para aproximar-se deste objetivo são necessárias ações dos poderes públicos.
Tal é a amplitude desta prestação de serviço a ponto de ensejar a união de esforços, tantos quantos possíveis, entre prefeituras e governos estaduais, produzindo este entrosamento as maiores chances de êxito.
Neste mês, estas atividades são intensificadas, no décimo aniversário da campanha pela redução do índice de acidentes, contando com a participação do Detran-Ba, visando orientar motoristas, motociclistas, andarilhos e ciclistas. A programação, iniciada no Parque dos Ventos, no bairro da Boca do Rio, integra esforço nacional, a fim de despertar nas pessoas a percepção da importância de formarem um coletivo tendo como única meta a harmonia.
Entendendo o conjunto de veículos e pistas como um todo, qualquer desequilíbrio particular pode afetar este alinhamento geral, pois a escolha individual produz impacto para os outros, cada qual fazendo a sua parte.
O uso de cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, o apreço à sinalização e à faixa de pedestres estão entre os itens reforçados no trabalho desenvolvido com a ludicidade de mímicos e questionários impressos.
Em Salvador, a peculiar topografia e o urbanismo descontrolado do município desafiam os gestores a buscar meios de alcançar melhores resultados, por meio da oferta de palestras, dentro do programa Condutor Cidadão.
Quem passar pelo Elevador Lacerda e Farol da Barra, entre outros locais mais representativos, vai verificar a predominância da cor amarela, sinal de atenção para os cuidados de um bom convívio no asfalto, condição de todas e todos chegarem bem aos seus destinos.
A arrecadação obtida com as multas viabiliza, assim, a sensação de retorno para os soteropolitanos, se considerado verdadeiro o cálculo de redução de 56% do número de sinistros, nestes dez anos em defesa da cidadania.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes