EDITORIAL
O que é justiça
Definição completa, irrefutável e eterna do que é a justiça vem produzindo debates
Por Editorial

Uma definição completa, irrefutável e eterna do que é a justiça vem produzindo infinitos debates – sem conclusão – há 25 séculos, mas quando se depara com um fato justo, singular e particular, as dúvidas costumam cessar.
O novo exemplo da cisão entre a busca do conceito pleno e a prática à qual a ideia tenta referir está na condenação dos assassinos do jovem Lucas Terra, 22 anos depois do delito praticado por pastores neopentecostais.
Além da sensação de ter sido reposto o bem retirado à mãe e aos irmãos da vítima, privados do convívio e da alegria com o ente querido, o castigo de 21 anos de cadeia beirou à equivalência do tempo de sofrimento da família.
A ilusão, no entanto, não avança após o veredito, pois nada, nenhuma penitência ou revide, recuperaria a vida de quem teve seu corpo incinerado, por motivo torpe, considerando o júri o meio cruel e a impossibilidade de defesa.
Levando em conta a relevância dos postos ocupados pelos criminosos, em sua dizimista hierarquia, o episódio ensina a desconfiar, ou ao menos, manter a vigilância sobre credos envolvendo extração de recursos e arte retórica.
Uma sofística desenvolvida com o objetivo da persuasão, em vez de identificar proposições verdadeiras, pode produzir artimanhas envolvendo inocentes, se os ditos fieis não identificarem dribles em forma de orações.
Mesmo já sentenciados e cumprindo inicialmente em regime fechado, Fernando Aparecido e Joel Miranda respondem em liberdade até o trânsito em julgado, seguindo os trâmites, apesar dos riscos de fuga. Outro adorador culpado pelas monstruosidades, incluindo estupro, também integra o alto escalão da Igreja Universal do Reino de Deus: Silvio Galiza, o primeiro a ser condenado a prisão.
Em tempos de ataques frontais, até mesmo por congressistas, ao Estado Democrático e de Direito, o desfecho do enredo fortalece a cidadania, além de reabilitar o promotor Davi Gallo, o mesmo derrotado na absolvição da médica Kátia Vargas pela morte dos irmãos motociclistas Emanuele e Emanuel Dias.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes