Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

1ª Turma do STF rejeita preliminares da defesa de Bolsonaro; julgamento segue nesta quarta

Por maioria, ministros seguiram entendimento do relator Alexandre de Moraes

Por Lula Bonfim

25/03/2025 - 17:22 h | Atualizada em 25/03/2025 - 17:48
Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça
Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça -

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou, na tarde desta terça-feira, 25, todas as cinco preliminares apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Petição nº 12.100, que denuncia uma tentativa de golpe de Estado no Brasil entre 2021 e 2023. O julgamento deverá prosseguir nesta quarta, 26.

Além de Bolsonaro, outros sete aliados bolsonaristas também foram indiciados na denúncia: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha; Anderson Torres; ex-ministro da Justiça; General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, apesar da participação de todos essas lideranças políticas bolsonaristas, seria o próprio Bolsonaro o chefe da tentativa de golpe de Estado.

"A documentação encontrada nas ações policiais permite situar a data de 29 de julho de 2021 como aquela em que Jair Bolsonaro deu curso prático ao plano de insurreição", argumentou Gonet.

As defesas de Bolsonaro e dos demais indiciados defenderam que o ministro relator do processo, Alexandre de Moraes, seria suspeito para avaliar o caso. Além disso, os advogados apontaram que outros dois ministros, Cristiano Zanin e Flávio Dino, deveriam ser impedidos de julgar.

Bolsonaro e seus aliados apontaram ainda que o STF não seria a instância competente para julgar a denúncia, mas que, caso ela prossiga no Supremo, deveria ser julgada pelo plenário, com todos os ministros, e não da Primeira Turma.

Outros dois pedidos preliminares foram a anulação do inquérito, por uma suposta ilegalidade na abertura de investigação, e a nulidade da delação premiada de Mauro Cid.

Moraes rejeitou todos os pedidos, tendo sido acompanhado pela unanimidade dos colegas em quatro deles. A exceção ficou pelo ministro Luiz Fux, que votou pelo acolhimento a uma das preliminares de Bolsonaro, de que o STF não é o juízo competente para avaliar o caso.

"Em sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, por nove votos a um, o plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou a arguição de suspensão e impedimento em relação a mim, por nove votos a um também rejeitou em relação ao ministro Flavio Dino, por dez votos a zero, rejeitou em relação a vossa excelência [Cristiano Zanin]. Essa matéria já recusa por decisão do plenário, afasto a preliminar", disse Moraes, sobre uma das alegações da defesa.

O julgamento acabou interrompido por volta das 17h15, após a conclusão da análise das preliminares. De acordo com o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, a avaliação da petição deve continuar nesta quarta-feira, 26, quando os magistrados decidirão se Bolsonaro e seus aliados serão réus ou não.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alexandre de Moraes Jair Bolsonaro justiça STF

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça
Play

Governo da Bahia recebe prêmio por campanha sobre inclusão nas escolas

Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça
Play

Bolsonaro provoca e ataca mulheres petistas: "Incomíveis"; assista

Ministros avaliaram alegações da defesa de Bolsonaro na tarde desta terça
Play

Deputado leva ovos e café para a Alba em protesto contra Lula; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA