Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Além de Bolsonaro, veja quais ex-presidentes do Brasil já foram presos

Motivos variam de escândalos de corrupção a acusações durante regimes autoritários

Por Isabela Cardoso

04/08/2025 - 20:08 h
Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF
Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF -

Com a prisão domiciliar decretada nesta segunda-feira, 4, Jair Bolsonaro (PL) se junta a um grupo seleto e polêmico da política nacional: o dos ex-presidentes brasileiros que já foram presos. A decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares.

Mas Bolsonaro não é o único. Ao longo da história republicana do Brasil, outros chefes de Estado também foram detidos, seja por corrupção, lavagem de dinheiro ou por motivações políticas. A seguir, relembre quem são eles.

Leia Também:

Fernando Collor: condenado por corrupção e lavagem de dinheiro

Ex-presidente Fernando Collor
Ex-presidente Fernando Collor | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fernando Collor de Mello, presidente entre 1990 e 1992, foi preso em abril deste ano após ser condenado a oito anos e dez meses por corrupção e lavagem de dinheiro. Os crimes envolvem um esquema na BR Distribuidora (hoje Vibra). A princípio, ele cumpriria pena em regime fechado, mas teve a detenção convertida em prisão domiciliar devido ao diagnóstico de Parkinson e outras comorbidades apresentadas pela defesa.

Michel Temer: preso na Lava Jato e solto por habeas corpus

O ex-presidente Michel Temer
O ex-presidente Michel Temer | Foto: AFP

Michel Temer (MDB), que ocupou a presidência entre 2016 e 2018, foi preso em março de 2019 após delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, que o acusava de envolvimento em um esquema de corrupção. Em maio do mesmo ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus ao ex-presidente, substituindo a prisão por medidas cautelares, como entrega do passaporte e bloqueio de bens.

Lula: prisão, anulação e retorno à presidência

Lula, durante entrevista para o Jornal Nacional, no Palácio da Alvorada
Lula, durante entrevista para o Jornal Nacional, no Palácio da Alvorada | Foto: Ricardo Stuckert

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso em abril de 2018, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, relacionado à Operação Lava Jato. Em 2019, foi sentenciado a 12 anos e 11 meses de prisão, mas passou pouco mais de um ano detido, já que o STF decidiu que a prisão em segunda instância era inconstitucional.

Em 2021, todas as condenações foram anuladas após o ministro Edson Fachin declarar incompetência da vara que julgou o caso. No ano seguinte, a ONU apontou parcialidade nos julgamentos contra o ex-presidente, que voltou ao cargo em 2023.

Antes da redemocratização: prisões e exílios

Muito antes da era da Lava Jato e da ascensão das redes sociais, presidentes brasileiros já enfrentavam a prisão em momentos de instabilidade política.

Hermes da Fonseca (1910-1914): Foi o primeiro presidente a ser preso, acusado de envolvimento na Revolta do Forte de Copacabana e, depois, por levantes militares em 1922.

Artur Bernardes (1922-1926): Detido por dois meses durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi posteriormente exilado em Portugal.

Washington Luís (1926-1930): Após ser deposto da presidência, passou quase um mês preso. Em seguida, ficou mais de uma década exilado.

Juscelino Kubitschek (1956-1961): Teve os direitos políticos cassados e foi acusado de corrupção durante a ditadura militar.

Jânio Quadros (1961): Embora nunca tenha sido formalmente preso, foi condenado a confinamento de 120 dias em Corumbá (MS), em 1968, por declarações políticas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Jair Bolsonaro presidentes do Brasil presidentes presos prisão de bolsonaro

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Jair Bolsonaro (PL) durante julgamento no STF
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x