ACESSO À INFORMAÇÃO
Antena digital gratuita pode chegar a mais de 73 mil famílias na Bahia
Portal A Tarde explica como funciona a Fase C do Programa Brasil Antenado

Por Ane Catarine

Aproximadamente 73,5 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em 20 municípios da Bahia podem ser contempladas com kits gratuitos da nova antena parabólica digital na Fase C do programa Brasil Antenado, que começou no dia 12 de janeiro e vai até 13 de junho.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) com o objetivo de reduzir a desigualdade de acesso à informação no Brasil.
Em entrevista ao Portal A Tarde, o diretor de comunicação da EAF, Leonardo Liébana, explicou que o programa foi dividido em três fases e prevê a distribuição gratuita dos kits em cidades com sinal inexistente ou precário de TV aberta.
Ao todo, segundo ele, famílias de 323 cidades em 16 estados serão beneficiadas pelo programa.
O Brasil Antenado garante acesso totalmente gratuito à TV aberta em regiões com baixa ou nenhuma cobertura. O programa chega ao que chamamos de Brasil profundo, cidades muito pequenas, afirmou
Leonardo disse ainda que um dos principais desafios é fazer com que a informação dessa política pública nacional chegue às famílias aptas a participar. Por isso, o programa conta com o apoio de veículos de comunicação, especialmente rádios comunitárias.
“O trabalho das rádios comunitárias é fundamental na divulgação desta iniciativa porque elas estão próximas ao público que precisamos atingir. Essas emissoras também têm a credibilidade necessária para combater eventuais desinformações e engajar as famílias inscritas no CadÚnico que podem agendar gratuitamente a instalação do kit”, explicou.

Caravana e cinema a céu aberto
Além das rádios comunitárias, o programa também utiliza a Caravana Brasil Antenado, com veículos customizados que permanecem um dia em cada município, e promove sessões de cinema a céu aberto como estratégia de mobilização e conscientização do direito à comunicação.
“A caravana oferece demonstrações práticas do uso da parabólica digital e orientações para o agendamento. Criamos também o cinema itinerante, que leva informação e diversão às famílias, além de divulgar o direito ao equipamento”, afirmou Leonardo Liébana.
Como agendar a instalação da antena?
As famílias baianas inscritas no CadÚnico podem agendar gratuitamente a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp. Todo o processo, incluindo fornecimento e instalação do equipamento, é gratuito.
As cidades baianas que fazem parte da iniciativa são:
- Abaíra
- Baianópolis
- Brejolândia
- Caatiba
- Campo Alegre de Lourdes
- Carinhanha
- Ibicoara
- Ibitiara
- Igaporã
- Iraquara
- Itiruçu
- Jaborandi
- Juazeiro
- Lajedinho
- Licínio de Almeida
- Major Isidoro
- Mirangaba
- Muquém de São Francisco
- Nova Canaã
- Novo Horizonte
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



