Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Antigos aliados brigam por Simões Filho

Por Valmar Hupsel Filho, do A Tarde

20/08/2008 - 23:59 h

Desde 1992, a cadeira de prefeito de Simões Filho (a 21 km de Salvador) é ocupada, em alternância, por dois nomes: Edson Almeida (1997 a 2000 e 2005 a 2008) e Eduardo Alencar (1992 a 1996 e 2001 a 2004, pelo antigo PFL, mas que hoje está no PSDB). O atual prefeito, Edson Almeida (que se mudou para o PT em 2007), não vai se candidatar à reeleição mesmo tendo este direito.

A troca de cadeiras, que já dura 16 anos, pode vir a completar duas décadas. Eduardo Alencar é novamente candidato a prefeito, desta vez pela coligação “Unidos por Simões Filho” (PSDB, PR, PSC, DEM, PDT, PMN, PHS, PSL, PTN, PSDC) em oposição ao atual prefeito, apesar de ter sido, no passado.

Nas administrações de ambos, foram encontrados indícios de irregularidades na aplicação de recursos federais pela Controladoria Geral da União (CGU) (matéria abaixo). Mas a questão da continuidade não pára aí, já que uma das oponentes de Alencar na disputa é Marizete Pimentel (PMDB), que compôs o secretariado tanto de Almeida quanto de Alencar.

O terceiro candidato é o atual vice-prefeito, Diógenes Tolentino de Oliveira (PRB), que conta com apoio de Edson Almeida. Para o Legislativo, 213 candidatos disputam uma das 11 vagas na Câmara de Vereadores, uma concorrência de 16 para um. A disputa é pela preferência dos 70.801 eleitores de aptos a votar neste ano, segundo a Justiça Eleitoral.

Educação - Formada em geografia e estudante de engenharia civil, Mariza Pimentel é candidata da coligação “Simões Filho Para Toda Gente” (PMDB, PCdo B, PT, PSB, PPS, PRTB, PTC). Em consultas populares, ela firmou 15 compromissos que pretende cumprir caso chegue à prefeitura. Suas propostas estão focadas na educação, segurança pública, saúde e geração de emprego e renda. “Queremos melhorar os índices sociais, porque a pobreza extrema atinge 20% de nossa população”, ressalta.

Ela defende políticas de inclusão de jovens ao mercado de trabalho, a implantação de cursos de qualificação profissional e a atração de empresas. “Precisamos apresentar à cidade propostas de renovação de métodos e práticas de gestão públicas, diferentes destas que estão aí há 16 anos”, disse. Mariza Pimentel é esposa do vereador Jackson Bonfim (PSB) e conta com o apoio declarado deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). A candidata declarou à Justiça ter gasto R$ 19,7 nos primeiros 30 dias e sua campanha.

“Mariza Pimentel faz críticas ao setor de educação do município, mas foi secretária da pasta desde 1993, tanto nas gestões de Almeida quanto na de Alencar. Além disso, a atual secretária foi indicada por ela”, alfineta o candidato que se apresenta como apoiado pelo prefeito, Diógenes Tolentino de Oliveira (PRB).

Dinha, como é conhecido na cidade, disse que sua candidatura é fruto de um acordo entre ele e o prefeito, feito depois de uma pesquisa realizada em janeiro apontou seu nome como o favorito na disputa.

Apoios – Candidato pela coligação “Consolidando a Independência de Simões Filho” (PRB, PV, PTdoB, PP, PRP), que tem ao todo 44 candidatos a vereador, Dinha informou que conta com o apoio dos deputados João Leão (PP), no âmbito federal e Carlos Ubaldino (PSC) no estadual. O candidato contou que pretende traduzir a riqueza gerada por indústrias em benefícios para o município.

Ele promete revitalizar o Centro Industrial de Aratu (CIA), “que virou um cemitério de indústrias e local de desova”, conforme descreveu. Além disso, Dinha garantiu implantar uma faculdade particular no município ainda no primeiro ano de seu governo, se eleito. No setor de saúde, ele promete reestruturar o Hospital Municipal, construir novos postos de atendimento e aumentar o atendimento do Programa de Saúde da Família.

Contra si, o candidato vai ter que enfrentar a desconfiança da população, já que falta transparência com relação às suas despesas como candidato pois não prestou contas de sua candidatura ao TSE dentro do prazo legal (6 de setembro).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bolsonaro convida Alexandre de Moraes para vice em 2026; veja vídeo

Play

Prefeita do vídeo sensual tem patrimônio milionário e fez aliança com PT e PL

Play

Prefeita gata posta vídeo sensual e gera polêmica; saiba quem é

Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas

x