POLÍTICA
Aristides Maltez Filho recebe medalha pelo Mérito Legislativo
Indicação da honraria foi feita pelo deputado federal Jorge Solla
Por Da Redação
O médico Aristides Maltez Filho, de 91 anos, nome de um importante hospital da capital baiana e referência no tratamento oncológio, vai receber nesta quarta-feira, 7, a medalha pelo Mérito Legislativo, prêmio concedido pela Câmara Federal.
A indicação foi articulada pelo deputado federal Jorge Solla (PT), que teve o pedido prontamente atendido pela presidência da Casa. A cerimônia de concessão vai acontecer às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A medalha premia pessoas e entidades que tenham prestado um papel relevante para o Poder Legislativo ou para o país, a partir de ação que tenha efeito nacional e de sensibilização da sociedade.
"Esse prêmio é um reconhecimento à sua dedicação integral à defesa da saúde e do significativo trabalho filantrópico feito pelo hospital. É impressionante a sua capacidade de transformar com recursos limitados a vida de milhares de pacientes oncológicos que buscam tratamento no Hospital Aristides Maltez", destacou Solla.
Atual presidente da Liga Bahiana contra o Câncer, Aristides Maltez Filho é diretor do Hospital Aristides Maltez, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, que leva o nome do seu pai, o lendário Professor Aristides Maltez. Ele começou a trabalhar no HAM ainda em 1958, quando ingressou também na liga, iniciando como médico plantonista na área de cirurgia ginecológica, até migrar para a parte de gestão.
Sobre o Hospital Aristides Maltez
O hospital surge a partir da criação da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936, pelo Professor Aristides Pereira Maltez, para acolher pessoas carentes que necessitavam de atendimento. Em 1939, Aristides foi chamado para fazer uma cirurgia no então governador da Bahia, Landulpho Alves - intervenção que foi bem sucedida.
À época, Aristides recusou o pagamento dos honorários pela cirurgia, mas fez um pedido: que qualquer valor que o governador quisesse pagá-lo, fosse destinado à construção do sonhado Instituto de Câncer da Bahia.
No entanto, antes da sua inauguração, o renomado professor faleceu, em janeiro de 1943. Em sua homenagem, colegas que trabalhavam com o médico, decidiram batizar a unidade de saúde com o seu nome, nascendo assim, no dia 2 de fevereiro de 1943, o Hospital Aristides Maltez.
Restrito a atendimentos 100% SUS, o hospital cresceu ao longo dos anos e hoje possui 225 leitos, sendo um importante Centro de Alta Complexidade em Oncologia da Bahia e no Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes