Agentes de saúde voltam à Câmara nesta terça-feira | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Agentes de saúde voltam à Câmara nesta terça-feira

Representante da Aces falará na Tribuna Popular da sessão da CMS desta terça-feira, 16

Publicado segunda-feira, 15 de agosto de 2022 às 16:12 h | Atualizado em 15/08/2022, 16:16 | Autor: João Guerra
Agentes de combate de endemias e dos agentes comunitários de saúde durante votação do veto do Executivo ao reajuste salarial da categoria na sessão da terça-feira, 9
Agentes de combate de endemias e dos agentes comunitários de saúde durante votação do veto do Executivo ao reajuste salarial da categoria na sessão da terça-feira, 9 -

O reajuste salarial dos agentes de combate de endemias e dos agentes comunitários de saúde deve voltar a ser assunto na sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador desta terça-feira, 16. Isso porque no expediente da sessão publicado no Diário Oficial do Legislativo da CMS nesta segunda, 15, está previsto a fala, durante a Tribuna Popular, do representante da Associação dos Agentes Comunitários e de Combates à Endemias de Salvador (Aces), Enádio Nunes Pinto.

A expectativa é que o representante da Aces comente sobre a preocupação da categoria diante da posição que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) teve ao afirmar que não pagará o reajuste mesmo após a Casa Legislativa ter derrubado o veto do Executivo sobre o tema na sessão da última semana.

Sessão tumultuada

Os servidores comemoraram a derrubada do veto dentro e fora das dependências da Câmara na última terça-feira. Antes disso, durante a sessão, após o bloco de vereadores do governo ter tentado por mais uma vez manobrar para que não houvesse quórum suficiente para apreciar a matéria.

Contudo, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Junior (MDB), alertou que os edis, ao entrarem no plenário e logo depois saírem, ainda assim ficariam registradas as presenças na sessão desta terça, de modo que a apreciação do veto iria acontecer.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, vereador Alexandre Aleluia (PL), foi convidado então pelo presidente para ler o parecer do colegiado sobre o veto do Executivo. O parecer de Aleluia, assim como os votos dos vereadores Suíca (PT), Edvaldo Brito (PSD) e Sílvio Humberto (PSB), foi contra a manutenção do veto. Com isso, Geraldo Junior colocou no plenário a votação do veto, que foi rapidamente rejeitado pelos edis.

O líder do governo e outros vereadores da base de Bruno Reis se exaltaram e tentaram chegar ao espaço ocupado pela Mesa Diretora. Os ânimos ficaram exaltados, mas foram contidos por outros vereadores que estavam no ambiente.

Por causa disso, em função da integridade física dos vereadores e da Câmara, Geraldo Junior declarou encerrada a sessão.

Publicações relacionadas