MAIS ALTA HONRARIA DA CASA
Alba concede Comenda 2 de Julho ao médico Raymundo Paraná
Honraria foi proposta pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB)
Por Da Redação
A Assembleia Legislativa da Bahia concede, nesta quinta-feira, 19, a Comenda 2 de Julho, mais alta honraria da Casa, ao médico Dr. Raymundo Paraná Ferreira Filho. A concessão é fruto de um projeto de resolução proposto pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), aprovado pela Mesa Diretora da Alba. A sessão especial acontece no Plenário Orlando Spínola, a partir das 15h.
O parlamentar justificou a honraria pelo extenso currículo do professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
"Com esse vasto curriculum e pelo brilhante serviço prestado à sociedade acadêmica e hospitalar baiana, proponho a concessão da Comenda Dois de Julho ao Dr. Raymundo Paraná Ferreira Filho, esperando contar com o amplo apoio dos Parlamentares desta Casa para aprovação deste projeto”, escreveu Fabrício.
Currículo
Formado em Medicina pela (Ufba) no ano de 1983, Raymundo Paraná tem uma trajetória com ênfase em hepatologia, atuando principalmente no tratamento das hepatites virais, imunologia das hepatites virais, hepatotoxicidade, hepatite C/B/D. Fez residência médica em Clínica médica e Gastroenterologia HC-USP (1984-1987), fellow em Hepatologia Inserm/Hopital Hotel Deu Université Claude Bernard, Lyon-Franca (1987-1989). Pela Ufba, tem mestrado em Medicina e Saúde (1992) e doutorado em Medicina e Saúde (programa Capes/Cofecub Lyon-França, 1997), além de Livre-docência em Hepatologia Clínica (2003).
Membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Academia Bahiana de Medicina e diversas associações internacionais para estudo do fígado, Raymundo Paraná foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (2009-2011) e da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (2018-2020).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes