Alba: Seminário discute questões ligadas às federações partidárias | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Alba: Seminário discute questões ligadas às federações partidárias

Encontro contou com a presença de especialistas do direito eleitoral

Publicado sexta-feira, 05 de abril de 2024 às 14:14 h | Autor: Flávia Requião
Mesa foi composta por advogados e membros da ABRADEP, como Neomar Filho, Wesley Araújo, Roosevelt Arraes, Jaime Barreiros Neto e Tâmara Medina
Mesa foi composta por advogados e membros da ABRADEP, como Neomar Filho, Wesley Araújo, Roosevelt Arraes, Jaime Barreiros Neto e Tâmara Medina -

O segundo dia do Seminário Direito Eleitoral e Congresso Nacional da ABRADEP 2024, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ocorreu nesta sexta-feira, 5. O evento teve como objetivo discutir os principais assuntos sobre as eleições municipais, contando com a presença de especialistas nas mais diversas áreas.

O encontro contou com a presença de especialistas do direito eleitoral para discutir, principalmente, sobre federações, coligação partidária e o sistema eleitoral. Entre os profissionais na mesa estavam os advogados e membros da ABRADEP, Neomar Filho, Wesley Araújo, Roosevelt Arraes, Jaime Barreiros Neto e Tâmara Medina.

O discurso de abertura ficou por parte do doutor Wesley Araújo, que explicou que as eleições neste ano devem ser mais difíceis e ressaltou questões que ainda precisam avançar.

“Se nas eleições estaduais nós vivenciamos toda essas questões, calcule quanto tratado da eleição municipal, que nós temos partidos de uma mesma federação vivenciando situações antagônicas a título municipal, da própria candidatura majoritária. É necessário que faça essas provocações para que a gente possa de fato poder refletir o quando vai ser impactado o processo com questões relacionadas como as cotas, dentro das federais”, disse ele.

Outros assuntos debatidos no Congresso, foram as definições das federações partidárias, campanha unificada e coligações.

Roosevelt foi o responsável por detalhar os processos de federação e diferençou das coligações. Para ele, um dos grandes desafios este ano da corrida eleitoral será questões envolvendo as federações.

“Eu diria que é um dos grandes desafios da eleição, juntamente com as questões da propaganda, do abuso de poder da Inteligência Artificial”, afirmou.

Houve ainda seminários sobre Cotas Raciais e de Gênero: Violência e Descumprimento Normativo e palestra de encerramento.

Publicações relacionadas