BAHIA
Alcione receberá título de Cidadã Baiana na próxima semana
Cantora maranhense será homenageada pela Assembleia Legislativa da Bahia
Por Lula Bonfim

A cantora maranhense Alcione receberá mais uma homenagem. Trata-se do título de Cidadã Baiana, a ser concedido em uma sessão especial na próxima segunda-feira, 26, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A outorga do título foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que justificou a concessão da honraria pela ligação que Alcione possui com o estado da Bahia e com a cultura baiana. Quem também chegou a fazer a mesma proposição foi Bobô (PCdoB), que lembrou o apelido da cantora: Marrom.
Leia Também:
“Alcione está enraizada na Bahia. Ela tem identidade com a nossa terra e sua imagem é indissociável da cultura que conforma a nossa gente. Marrom é filha da Bahia de fato, mas é preciso o título de direito para consagrar a relação ancestral, musical e duradoura”, afirmou Bobô.
Velha relação
Se a Bahia deu origem ao samba, então Alcione pode ser também considerada uma filha da Bahia. A sambista maranhense, assim como o povo baiano, possui forte conexão com a herança cultural afrodiaspórica, o que é demonstrado nas músicas que ela escolhe para interpretar.
O auge dessa relação ocorreu em 1977, quando Alcione gravou o samba “Ilha de Maré”, do sambista baiano Walmir Lima. Na voz inconfundível de Marrom, a canção, que narra as festividades em Salvador em meio à Lavagem do Bonfim, ficou imortalizada na cultura baiana e ganhou as rádios de todo o Brasil.
A gravação ajudou a consolidar a carreira nacional de Alcione e a aumentar a popularidade da maranhense na Bahia. Essa relação de quase devoção resultará, na próxima semana, na concessão do título de Cidadã Baiana pela Alba.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes