Após ataques homofóbicos, Carballal diz que vai acionar a Justiça | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Após ataques homofóbicos, Carballal diz que vai acionar a Justiça

Vereador viralizou nas redes sociais dançando durante aula no projeto Mais Infância, no sábado, 25

Publicado segunda-feira, 27 de março de 2023 às 21:37 h | Autor: Da Redação
Professor Henrique Carballal durante aula de História
Professor Henrique Carballal durante aula de História -

Após participar de uma palestra do projeto Mais Infância, no último sábado, 25, o vereador de Salvador e também professor de História Henrique Carballal (PDT) disse ter sofrido diversos ataques homofóbicos e xenófobos, registrados em sites de notícias e em redes sociais, como o Instagram e o Twitter. Isso porque ele dançou durante aula para educadores no projeto Mais Infância, coordenado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que atende 450 creches no município de Salvador.

"Vou tomar as medidas judiciais cabíveis, pois o povo nordestino merece ser respeitado, assim como os homossexuais, pois sempre lutei pela igualdade de todos. Portanto, essas atitudes não passarão despercebidas. Eu estava no exercício da minha profissão, como professor de História", afirmou Carballal.

Em algumas redes sociais ligadas aos sites de política mais influentes do Brasil é possível observar diversos comentários positivos, mas os preconceituosos também são notórios. Em um deles, um seguidor comentou “a cidade de Salvador é Lula e o estado da Bahia é Lula. O amor venceu. Hoje entendo todas as misérias do Brasil e de seu povo”. Já outro fala “isso é uma Bichona”, uma seguidora diz “o nordeste sendo o nordeste. Região com baixo IDH, que mais fez O L”, outro comenta "bixxxa baiana”, e mais um ainda acrescenta, “a Bahia e o tambor”, fazendo alusão ao vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, que recentemente fez um comentário xenofóbico ao usar a tribuna para dizer que “os baianos vivem na praia, tocando tambor”.

Já nas redes sociais do vereador Henrique Carballal, vários ex-alunos comentaram a publicação que viralizou, elogiando Carballal e recordando o tempo em que foram alunos dele. Uma ex-aluna ressaltou: “quem fez cursinho com ele, sabe dos talentos de dançarino, piadista, contador de histórias e ator. Aliás era um excelente professor”. Já um ex-aluno recordou, “saudades suas, meu querido, da época que dava aulas no Neruda, ali na Avenida Sete. Aulas memoráveis. Suas aulas eram aulas espetáculos. Sem falar na pessoa acessível e simples que é. Um grande abraço Carbinha”.

Publicações relacionadas