SALDO DA VIAGEM
Bancos da China podem financiar juros da ponte, diz Angelo Almeida
Ao Isso É Bahia, chefe da SDE falou sobre ponte, VLT e instalação da BYD em Camaçari, entre outros assuntos
Por Lucas Franco
As mais de duas semanas em que a comitiva do Governo do Estado passou na China surtiu efeitos positivos, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) Angelo Almeida, em entrevista ao programa Isso É Bahia, da Rádio A TARDE FM (103.9), na manhã desta terça-feira, 18. "Os pessimistas podem ficar calmos, pois a Bahia vai avançar muito mais", afirmou.
Os principais temas conversados na entrevista foram o andamento das negociações para construir a ponte Salvador-Itaparica, o VLT do Subúrbio e a instalação da empresa BYD, possivelmente no local em que hoje está a Ford. "A feliz presença dessa missão da Bahia teve como objetivo sentar na mesa e encontrar os caminhos. A economia, os negócios entre Bahia e China, tudo se deu bem com a boa diplomacia. A partir do diálogo está se conseguindo resolver", conta o chefe da SDE, que contextualizou um dos entraves para a construção da ponte e sua possível solução.
"Estamos passando por um desequilíbrio por conta dos contratos que foram firmados anteriormente, tanto da ponte como do VLT. No caso da ponte, as três estatais chinesas que fazem parte do consórcio pactuaram um contrato baseado em uma taxa selic de 4%. Nós estamos hoje com 13,5%, quase 14% [de taxa selic], ou seja, quase 10% a mais. Isso gerou o desequilíbrio. Está na lei das estatais chinesas que estas não podem fazer investimento em países ou regiões onde a taxa de retorno da sua operação seja menor do que o juro praticado naquele país, por dez anos", explicou.
"A partir do diálogo, está se buscando soluções. Uma delas pode estar no apoio do governo chinês. De o próprio governo chinês financiar com os juros chineses da ponte. É onde entra a presença do presidente Lula. Foi aí que o presidente Lula disse que o craque do jogo foi Jerônimo", continuou Angelo Almeida, que disse ter expectativa de que o processo de construção se inicie nos próximos 90 dias, com a sondagem e a dragagem.
"Essas três empresas juntas [que fazem parte do consórcio, que são a CCCC South America Regional Company, a China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) e a China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD)] são responsáveis por sete das dez maiores pontes do mundo. O prazo de construção da ponte fica entre quatro anos e meio e cinco anos", conclui.
BYD
Responsável pela construção do VLT do Subúrbio de Salvador e cotada para se instalar em Camaçari, no local em que por vinte anos funcionou a Ford, a empresa BYD foi elogiada também pelo fato de representar a sustentabilidade, já que produz veículos que funcionam sem a necessidade de bicombustíveis fósseis.
"A China é o país que nos últimos dez anos mais avançou no combate à poluição, na luta pela desfossilização, para colocar a preocupação com a mudança climática no centro das políticas", disse Angelo.
Embora tenha alegado que a instalação da unidade da BYD no local onde esteve a Ford dependa mais das duas empresas do que do Governo do Estado, Angelo disse ter outras soluções para trazer a montadora chinesa.
"As negociações estão sendo intensificadas. Ainda que o governador Jerônimo tenha dado sinais claros de que há uma possibilidade de encontrar uma outra área, caso as negociações com a Ford não avancem, ou até desapropriar a área da Ford. Mas a conversa tem sido amigável e a Ford já sinaliza, através da sua matriz americana, de pactuar com a negociação. Assim que ela seja fechada, será anunciada", afirmou.
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