TRANSPORTE PÚBLICO
Bruno Reis diz que prefeitura vai subsidiar parte da tarifa de ônibus
Prefeito deu declaração nesta quarta-feira, 2, em evento no Teatro Gregório de Mattos
Por Lula Bonfim e Eduardo Dias
O prefeito Bruno Reis (UB) falou pela primeira vez nesta quarta-feira, 2, em relação à possibilidade da Prefeitura de Salvador subsidiar a tarifa do transporte público da capita baiana. O setor vem enfrentando problemas na operação desde a pandemia da Covid-19.
"A prefeitura, pela primeira vez, em toda sua história, vai pagar parte da tarifa para o transporte público. O prefeito, para diminuir o aumento, vai pagar parte da tarifa. Já ganhamos 7 meses, era para ter sido em 1º de janeiro [reajuste]. Quem sabe ganhamos mais sete, oito, nove. Tem um contrato de concessão, lá diz o que é de obrigações deles [empresas] e da prefeitura", afirmou o prefeito após ser questionado pela reportagem do Portal A TARDE sobre o reajuste da tarifa.
Leia Mais: Tarifa zero em Salvador? Entenda cenário para adoção da medida
Na última semana, o diretor da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Marcus Passos, havia dito ao Portal A TARDE, que a Prefeitura já teria prazo para anunciar o reajuste da tarifa de ônibus.
Segundo ele, no máximo, nos próximos 20 dias, a ARSAL apresentaria o resultado de ume studo contratado ao prefeito Bruno Reis, que faria o anúncio do novo valor. Atualmente, a passagem de ônibus custa R$ 4,90.
“A gente está finalizando o estudo. É um estudo que envolve diversas situações, diversos pontos. É uma revisão tarifária de quadriênios, a cada quatro anos a revisão é feita. Passamos por uma pandemia, guerra, os derivados, os insumos ficaram mais caros, temos que nos aprofundar nestes detalhes para que cheguemos numa tarifa que não fuja muito da realidade da população”, explicou Passos.
“O último reajuste nós ainda tínhamos três bacias, depois veio a saída da CSN. Temos agora uma retomada da economia brasileira, mas ainda não chegamos ao patamar de antes da pandemia. Existe um estudo contratado, na fase final, estamos dialogando com as empresas, tirando dúvidas. Acreditamos que nos próximos 20 dias o prefeito deve anunciar esse reajuste. É um estudo que vai definir o valor da tarifa para os próximos quatro anos, um estudo minucioso”, afirmou o diretor da Arsal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes