PRIMEIRA MULHER
Camardelli toma posse na Procuradoria Geral do Estado
É a primeira vez na história da instituição que o maior posto é ocupado por uma mulher
Por João Guerra E Eduardo Tito
Bárbara Camardelli tomou posse como Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) na tarde desta quinta-feira, 5, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A PGE é diretamente subordinada ao governador da Bahia, representando judicial e extrajudicialmente e prestando consultoria e assessoramento jurídico ao órgãos do Estado.
Após oito anos da gestão do agora ex-procurador Paulo Moreno, é a primeira vez na história da instituição que uma mulher assume o maior posto da Procuradoria. Camardelli comentou este momento histórico da PGE.
"É emocionante. Nesta casa, nós não discutíamos uma cultura anti-feminista, muito pelo contrário, entramos no órgão em que a maioria esmagadora é mulher. Isso faz com que ele já tenha desenvolvido o lado feminino há muito tempo, mas faltava a função do cargo máximo. E agora conseguimos. Que sirva de exemplo e que nós consigamos mesmo mostrar e trazer essa competência afeminada, no sentido do feminino, da sensibilidade, de características que são atribuídas a esse lado nosso que, em verdade, como pessoas, todos nós temos".
Bárbara Camardelli disse ainda que o que espera para o período de gestão á frente da Procuradoria. "Eu creio que esses quatro anos serão de um trabalho intenso porque nós teremos, diante governo, muito a ser feito. Existe um eixo central do governo focado na fome, que vai exigir a modelagem de novas políticas públicas e, inclusive, de que nós enfrentemos essa alta litigiosidade, porque é impensável que seja mantida dentro de um estado e isso tudo exigirá de nós a capacidade de nos reinventarmos sempre".
O agora ex-procurador geral, Paulo Moreno ressaltou os principais pontos da sua gestão e diz acreditar na continuidade dos trabalhos com a sucessora.
"Eu acredito que foi uma gestão realmente coletiva, voltada para os problemas reais da própria sociedade, do aperfeiçoamento das políticas públicas, da defesa do estado da Bahia, dos tribunais, do Supremo, acompanhando todas as demandas prioritárias. Eu acredito que a nova gestão vai estar no mesmo entendimento", disse o ex-procurador.
Estiveram presentes na posse da nova Procuradora Geral do Estado da Bahia, secretários e secretárias de governo, a gestora comercial do Grupo A TARDE, Marluce Barbosa, representantes de órgãos jurídicos do estado e servidores da PGE-BA.
“Como a nova procuradora disse, a PGE é um escritório de advocacia do povo. A importância do A TARDE estar em todos os eventos ligados às instituições é também estar junto do povo, na cultura, no esporte, na política, nas instituições de uma forma coerente com a verdade”, destaca Marluce Barbosa, apontando que a sociedade está passando por um processo de mudança e o Grupo A TARDE tem acompanhado essas transformações.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes