IMPASSE
Carballal já tem data para deixar a Câmara Municipal de Salvador
Vereador acumula função legislativa com presidência da CBPM
Por Eduardo Dias
Desde que assumiu o cargo de presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o vereador Henrique Carballal (PDT) acumula a função com a de parlamentar da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Por outro lado, seu suplente, Randerson Leal (PDT) aguarda que ele peça licença do posto para poder assumir o mandato na Casa.
Embora esteja respaldado pelo decreto estadual assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que permitiu sua nomeação, Carballal ainda não pediu licença do cargo de vereador e acumula os dois cargos.
O presidente da CMS, Carlos Muniz (PSDB), afirmou nesta sexta-feira, 21, que Carballal irá apresentar o pedido de licença à Mesa Diretora no dia 1º de agosto, quando a Casa retorna do recesso parlamentar. Com isso, abre a possibilidade de Randerson Leal assumir o posto.
Fontes do Portal A TARDE afirmam que já há um desgaste entre Randerson e Carballal pela demora do pedido de licença do vereador, com possibilidade, inclusive, de a situação ser ajuizada. Randerson entende que a demora de Carballal prejudica a relação dos dois dentro da sigla, pois outros dois prazos já foram apresentados pelo vereador e não foram cumpridos.
Apesar disso, o presidente estadual do PDT, deputado Félix Mendonça Jr., afirmou ao Portal A TARDE que "o partido não pretende intervir na situação dos dois", mesmo tendo o respaldo de que o mandato pertence à sigla.
O motivo de não intervir, segundo Félix, seria pelo fato de os dois contrariarem a posição do partido em relação ao governo estadual. O PDT é oposição ao governo Jerônimo e aliado do prefeito Bruno Reis (UB) em Salvador.
O Portal A TARDE entrou em contato com o vereador Henrique Carballal, mas o parlamentar atendeu às chamadas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes