QUADRIÊNIO 2023-2026
Com foco no BRT, Prefeitura traça perfil das frotas de ônibus até 2026
Câmara Municipal de Salvador aprovou dois pedidos de empréstimos para aquisição de novos ônibus nesta quarta
Por Eduardo Dias e Gabriela Araújo
Melhorar a mobilidade dos soteropolitanos pelos próximos quatros anos é o que intenciona a Prefeitura da capital baiana, sob o comando do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Em mais uma vitória da gestão da Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta quarta-feira, 6, o Executivo conseguiu aprovar dois pedidos de empréstimos para aquisição de novos ônibus convencionais e elétricos, bem como o BRT.
Dos R$ 850 milhões autorizados, R$ 367 milhões serão destinados para compras de BRTs junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por se tratar de uma financeira internacional, o pedido é em dólar, neste caso, o recurso solicitado é de US$ 75 milhões. A pouco mais de um ano para encerrar o mandato na capital baiana, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) vem se empenhando para tornar a cidade referência em ônibus elétricos.
Já para as linhas convencionais, o Executivo apresentou um pedido de empréstimo de R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Os novos modelos previstos para a capital baiana são EURO 6, e, todos com ares-condicionados, assim como estima o Executivo.
“Estamos trabalhando para chegar no fim do ano com 50% da frota com ar-condicionado”, contou o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
O Portal A TARDE teve acesso ao documento que detalha o perfil da frota dos transportes públicos pelo quadriênio 2023-2026. Confira:
Veículos convencionais EURO 6: Os ônibus deste modelo são atrativos por emitirem menos gases poluentes, pois contam com limites mais baixos de baixos de óxidos de nitrogênio, partículas sólidas e hidrocarbonetos. A aquisição de novas frotas deste modelo também está prevista no subsídio dos transportes, no valor de R$ 190 milhões, já sancionado pelo prefeito. O projeto prevê que as concessionárias adquiram 130 novos ônibus.
O valor total para aquisição dos coletivos chega a um montante de R$ 761.060,00.
A Prefeitura trabalha para se destacar como a maior cidade com ônibus elétricos do mundo. Para isso, o gestor da Semob, Fabrizzio Muller frisa que a capital pretende “estar de 70% a 100% com a frota de BRT”. Pelos próximos quatros anos, Salvador deve contar com as seguintes frotas:
Veículos alongados de 15m Scania (com ar): Este modelo deve custar R$ 1.562.500,00
Ônibus Elétrico novo com ar-condicionado: Este modelo também está previsto no subsídio, que presume a aquisição de 58 novos coletivos. O modelo custará quase R$ 3 milhões.
Ônibus Articulado, conhecido também como os ônibus sanfonados: Este modelo deve custar R$ 2.504.100,19
Veículos piso baixo: O valor deve ser de R$ 806.338,66
Os valores previstos acima seguem a base de Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até o mês de junho deste ano, conforme indica o documento. Além dos ônibus citados, há previsão para gastos com micro-ônibus, com ar-condicionado, no valor de R$ 370.638,87. Esses transportes serão utilizados para trechos curtos.
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