Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Contenções de encosta na Caixa D’Água trarão mais segurança a famílias

Intervenções visam evitar que ocorram deslizamentos de terra na região

Por Da Redação

29/04/2024 - 12:42 h
Equipamento vai beneficiar e  proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região
Equipamento vai beneficiar e proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região -

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira, 29, duas contenções de encosta, na Rua Pedro Ivo e na Avenida Teles, no bairro da Caixa D’Água, para proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem nesta região.

O prefeito Bruno Reis esteve no local para inaugurar as intervenções, que visam evitar que ocorram deslizamentos de terra na região, sobretudo nos períodos mais chuvosos.

Construída pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a contenção da Pedro Ivo possui 776 metros quadrados de área em solo grampeado, sarjeta e drenagem. Já a proteção feita na Avenida Teles, também em solo grampeado e pela mesma autarquia, possui 401 metros quadrados e incluiu construção de passeio, mureta e recuperação de escadaria. O investimento total foi de R$ 2,2 milhões.

Bruno Reis disse que a Prefeitura já realizou em 10 anos 507 obras de proteção de encostas, entre contenções e geomantas, num investimento de mais de R$ 400 milhões.

“São essas obras que estão fazendo com que a nossa cidade fique mais segura para enfrentar o período das chuvas. Neste mês de abril já choveu 804 milímetros em Salvador. É a maior chuva dos últimos 40 anos, e a cidade resistiu graças a obras como essa”, disse.

“Essas obras estão trazendo segurança e tranquilidade para as pessoas que moram tanto na parte de cima da encosta como na parte de baixo. Agora, elas podem ter noites de sono tranquilas. É um fato, Salvador está muito mais resiliente. Sim, ainda temos pontos de alagamentos em algumas áreas, principalmente em locais abaixo de barragens ou que foram aterrados, mas avançamos muito, resolvendo alagamentos em vias históricas da cidade. Mas a nossa prioridade sempre foi essa aqui: obras de contenção. Salvar vidas, evitar mortes”, completou o prefeito.

Preparação

Bruno Reis disse que a Prefeitura antecipou uma série de ações em preparação às chuvas, sabendo que neste ano o inverno seria mais intenso, já que no verão fez muito calor.

“Desde a poda de árvores, em parceria com a Coelba, daquelas que estão entre os fios de alta atenção, à limpeza dos canais e das redes de drenagem. Aceleramos as obras de encostas que estavam em curso e iniciamos outras. Além disso, já passamos da casa de 1,5 mil escadas drenantes que construímos e reconstruímos em Salvador nos últimos três anos”, disse.

“Então, esse conjunto de ações faz com que a cidade esteja mais forte e mais resistente. Ah, prefeito, você está assegurando que a cidade está imune aos fenômenos da natureza? Não, não se brinca com os fenômenos da natureza, nós estamos vendo eles cada vez mais intensos por conta das mudanças climáticas. Porém é um fato, uma constatação, Salvador está mais resiliente, mais preparada”, completou Bruno Reis.

Antes de iniciar uma obra de contenção de encostas, como a que ocorreu na Rua Pedro Ivo, o terreno do talude passa por um processo de limpeza, que envolve remoção de lixo e entulhos, além de corte, caso haja necessidade.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) faz a avaliação completa da área de risco, e a Sucop também realiza vistoria cautelar antes da contratação do projeto, efetuando estudo de topografia para averiguar inclinação, tipo de solo do talude, assim como sondagem sobre qual a contenção será executada.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas nesse tipo de intervenção, tais como alvenaria de pedra, muro de arrimo, cortina atirantada e solo grampeado. Nesta última, como sugere o nome, há grampos de aço colocados no terreno, e o concreto é projetado numa espécie de tela de ferragens.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

construções públicas encostas obras Salvador Segurança

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Equipamento vai beneficiar e  proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Equipamento vai beneficiar e  proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Equipamento vai beneficiar e  proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

Equipamento vai beneficiar e  proporcionar mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem na região
Play

Deputado baiano vai a Saramandaia para ajudar no resgate das vítimas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA