Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JUDICIÁRIO E DEMOCRACIA

“Defendemos a igualdade”, diz Fux durante evento em Salvador

Presidente do STF foi responsável por palestra em congresso que conta com autoridades nacionais e estaduais

Por João Guerra

12/05/2022 - 21:34 h
Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados
Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados -

Durante o momento principal da solenidade de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado este ano em Salvador, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, destacou a sua fala para defender o papel da magistratura na manutenção da democracia do Brasil.

“Defendemos a igualdade. Defendemos a liberdade: de expressão, de ritos religiosos, de imprensa, de manifestação. Defendemos a segurança jurídica”, afirma Fux, na palestra magna de abertura.

Além do chefe do STF, o Centro de Convenções, na Boca do Rio, teve as presenças de diversas autoridades dos três poderes, tanto do âmbito nacional, quanto da esfera local, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins.

O evento contou ainda com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Nilson Castelo Branco, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA, Adolfo Menezes, além do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e do presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Geraldo Júnior (MDB).

O chefe do Executivo soteropolitano foi o responsável por abrir os momentos de falas dando as boas-vindas aos participantes do evento. Logo depois, foi seguido pelo desembargador Nilson Castelo Branco ressaltou a importância da atividade do Judiciário baiano no que se refere a esse poder na esfera nacional. “A pluralidade e o sincretismo em favor da magistratura nacional são atributos indisfarçáveis da Bahia”, afirmou.

O governador baiano foi o próximo a falar e destacou a importância da defesa da democracia diante do avanço de condutas pouco republicanas que o Brasil tem experienciado. “É preciso que esse país se una para defender a democracia e a Justiça brasileira”, discursou Rui Costa e emendou: “A palavra Justiça tem hoje um significado muito mais forte para milhares de desempregados que desejam voltar a ter emprego, ou para quem tem fome e sonha em voltar a comer três refeições por dia”.

O ministro do STJ Humberto Martins usou a sua fala para defender o papel do Judiciário na defesa da democracia. “Para uma Justiça plena, é necessário um Judiciário de todos nós, eficiente, independente, acreditado, com juízes valorizados”.

Já o senador Rodrigo Pacheco (PSD) usou o seu discurso para elogiar a juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), responsável pela organização do congresso. Reconheço o trabalho ativo, presente e dedicado da presidente Renata Gil na defesa legítima das prerrogativas da magistratura brasileira no Congresso”, apontou o parlamentar.

O evento

O XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados acontece no Centro de Convenções, na Boca do Rio, até o próximo sábado, 14. O evento é uma realização da AMB e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

Na manhã desta sexta-feira, 13, o ministro do STF Luís Roberto Barroso participa do evento, junto com o ministro Alexandre Agra Belmonte do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener.

No período da tarde, participam o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor do TSE, e, também do TSE, a ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro e o ministro Carlos Bastide Horbach.

Também na sexta, em outro painel, haverá as presenças do ministro do STF Dias Toffoli, Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do STJ, e Henrique de Almeida Ávila, conselheiro do CNJ. Mais tarde, o ministro do STF Alexandre de Moraes também participa do evento.

No sábado, 14, último dia de congresso, a ministrado STF Carmém Lúcia, fará uma palestra no período da manhã.

Realizado a cada três anos, o congresso é um tradicional evento da magistratura nacional e conta com os mais significativos nomes do direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AL-BA luiz fux Rui Costa STF tj-ba TSE

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

Autoridades dos três poderes participaram da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados
Play

Deputado baiano vai a Saramandaia para ajudar no resgate das vítimas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA