Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PLANO ECONÔMICO

Empresa baiana monta equipamentos para sondagem da Salvador-Itaparica

Presidente apresentou plano de desenvolvimento econômico para áreas afetadas com a construção

Por Da Redação

16/05/2024 - 21:29 h | Atualizada em 17/05/2024 - 11:39
Equipamento viário está em fase de sondagem
Equipamento viário está em fase de sondagem -

O presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, participou de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), ao lado do secretário Angelo Almeida, para discutir a viabilidade financeira das áreas impactadas com a construção do equipamento.

Durante o encontro, o presidente da Concessionária, responsável pelo sistema viário, revelou que o processo de sondagem e o fornecimento de balsas vem sendo feito pela empresa baiana de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov. O mesmo empreendimento é responsável por montar os equipamentos chineses em seu estaleiro no Porto de Aratu. Para o serviço, foi aplicado um investimento de R$ 160 milhões para coletar amostra do solo marítimo.

“Discutir com o consórcio da Ponte Salvador-Itaparica um plano estratégico para o desenvolvimento econômico dos territórios do Recôncavo, do Baixo Sul e do entorno do sistema viário é fundamental para garantir a sustentabilidade e para que a sociedade tome conhecimento de que, para além de um projeto de mobilidade urbana, é um projeto de desenvolvimento econômico, sustentável e robusto”, afirma Angelo Almeida.

De acordo com Cláudio Villas Boas, a construção do novo sistema viário, que inclui a ponte, é uma construção civil de obra pesada, onde a maior parte de seus insumos e serviços e empresas parceiras virão das regiões mais próximas de onde se efetivará a construção.

“Iniciamos a sondagem com a contratação de duas grandes empresas, uma chinesa e uma brasileira, porém todo o serviço executado localmente é terceirizado para empresas locais. Um exemplo é a Belov, parte integrante do consórcio. E assim acontecerá em todo o processo construtivo desse novo sistema viário, ou seja, as empresas baianas e locais terão papel preponderante nesse investimento. Neste momento, eu imagino em torno de 300 a 400 empregos de uma forma indireta, mas na obra em si, a perspectiva é de cerca de 7 mil vagas de trabalho no processo de construção da ponte”, explica.

Ponte Salvador-Itaparica

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, contemplando 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia, já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km.

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km, que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Desenvolvimento Econômico infraestrutura ponte salvador-itaparica

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Equipamento viário está em fase de sondagem
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Equipamento viário está em fase de sondagem
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Equipamento viário está em fase de sondagem
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

Equipamento viário está em fase de sondagem
Play

Deputado baiano vai a Saramandaia para ajudar no resgate das vítimas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA