MEDINDO FORÇAS EM SALVADOR
Encontros de Bruno e Jerônimo com vereadores aceleram buscas por apoio
Prefeito teve evento em hospital e governador se encontrou com vereadores da base
Por Eduardo Dias
O prefeito Bruno Reis (UB), numa tentativa de demonstrar força política na capital baiana, reuniu consigo, na quarta-feira, 30, em evento de anúncio da desapropriação do Hospital Salvador para instalação do Hospital de Criança e da Maternidade Municipal, boa parte dos vereadores que lhe dão sustentação na Câmara Municipal CMS).
No entanto, no mesmo dia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) também se reuniu com edis soteropolitanos para debater políticas públicas, anunciar a transmissão temporária do cargo para Geraldo Jr., que será governador em exercício durante a viagem de Jerônimo à China, e ouvir demandas dos mandatos dos membros da CMS.
Chama atençãoo fato de alguns vereadores da base do prefeito terem ido ao encontro do governador e tomado falta no evento do chefe do Executivo soteropolitano.
Jerônimo convidou todos os parlamentares da Câmara para a conversa, mas nem todos compareceram. Entre os presentes da base do prefeito Bruno Reis estavam Orlando Palhinha (União), Maurício Trindade (PP), Sandro Bahiense (PP) e Marcelo Maia (PMN).
Enquanto isso, no evento do hospital, nem todos os parlamentares que apoiam o prefeito, incluindo os quatro que se reuniram com Jero, estiveram presentes. Na foto, muito disputada, apareceram figuras de segundo escalão do município e suplentes de vereadores da CMS.
Ao Portal A TARDE, interlocutores afirmaram que o movimento de Jerônimo é visto nos bastidores do Palácio Thomé de Souza como uma tentativa de atrair vereadores da base de Bruno, visando as eleições de 2024.
A movimentação incomodou membros do Executivo municipal, que veem a relação próxima dos vereadores, tanto de oposição quanto dos governistas, com Geraldo Jr., que presidiu a CMS por dois mandatos, como um fator de risco para o pleito eleitoral, sobretudo com a possibilidade, e um desejo manifesto, de Geraldo em ser o candidato de oposição à reeleição de Bruno Reis.
A situação se estreita ainda mais por conta de que há um ano atrás, Geraldo rompeu com o bloco do prefeito Bruno Reis e passou a integrar a base de Jerônimo, tendo assim transitado entre as duas bases em um curto espaço de tempo.
A movimentação parece ter surtido efeito e ligado o alerta da base governista, já que os presentes no café fizeram elogios públicos ao governador após a agenda. Houve quem se dissesse "encantado" pela simpatia de Jerônimo e pela disponibilidade do gestor estadual em ouvir as demandas pensadas para a população soteropolitana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes