COMBATE À INTOLERÂNCIA
Estatuto da Igualdade Racial precisa ser atualizado, diz Jerônimo
Governador falou sobre racismo religioso durante Festa de Iemanjá
Por Flávia Requião e Lucas Franco
Uma das modalidades de racismo, a perseguição contra religiões de matriz africana precisa de novas ações do Poder Público para ser contida, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, nesta sexta-feira, 2.
>>Confira as belas imagens da Festa de Iemanjá
"A gente tem que rever e atualizar o nosso estatuto [da igualdade racial] naquilo que está falho", disse o chefe do Executivo Estadual durante coletiva de imprensa. "Mas temos um estatuto muito atual e muito revelador do que tem que ser o nosso papel, principalmente do Estado", continuou.
Jerônimo disse ainda que, além do Poder Público Estadual, o combate ao racismo religioso se estende aos municípios e à União. "Nós temos uma lei municipal e temos uma lei federal também se agregando ao Estatuto da Igualdade Racial, que estabelece regras para que o Estado brasileiro possa dar conta da sua função", justificou.
"Então, eu tenho dito que o papel do Estado tem que ser feito diariamente. Por exemplo, quando a gente se preocupa em colocar no currículo escolar uma aprendizagem com respeito às culturas religiosas. Uma outra ação é garantir, como nós fizemos, instrumentos de Estado como a delegacia contra a intolerância", concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes