Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Festival Vermelho: Ato internacional reforça apoio à Palestina

Evento teve a presença de representantes da Palestina, Cuba, Venezuela, Portugal, entre outros

Por Flávia Requião

23/03/2024 - 11:30 h
Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza
Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza -

O primeiro dia do Festival Vermelho, que aconteceu nesta sexta-feira (22), foi marcado por um epicentro de um ato de solidariedade internacional em apoio à Palestina e em condenação ao genocídio promovido por Israel. Sob a coordenação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba, o evento reuniu embaixadores de diversos países.

Leia mais

>> Festival Vermelho abre comemorações pelos 100 anos da Coluna Prestes

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No evento, representantes da Palestina, Cuba, Venezuela, Sahara Ocidental, Portugal, Iraque e Vietnã, entre outras nações, estiveram presentes para denunciar os ataques israelenses contra o povo palestino. Também participaram do ato a secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, e o presidente da Cebrapaz, José Reinaldo Carvalho.

Os discursos dos presentes destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza. Segundo José Reinaldo, o que está acontecendo na Palestina é um dos piores genocídios que já ocorreram em toda a história.

“E o responsável por esse crime tem nome e interesse – é o Estado sionista de Israel. E o presidente Lula tem toda a razão quando constata a equivalência, a semelhança desse Estado sionista com os mesmos crimes praticados pelo Estado nazi-fascista durante a 2ª Guerra Mundial”, compara.

“Ao fazer esta denúncia, o Cebrapaz reafirma a sua incondicional solidariedade ao povo palestino, que tem todo o direito de lutar com todos os meios ao seu alcance, pacíficos e armados, diplomáticos e políticos. Nós não estamos aqui para julgar qualquer que seja a força política. Nós somos solidários com todas as forças políticas da resistência palestina”, conclui José Reinaldo.

Aclamado, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, falou da união de seu povo e exaltou o objetivo e esperança de ver uma Palestina livre e soberana.

“Mesmo com toda dor, sofrimento e fome que sentimos, asseguro que não nos sentimos sozinhos. Muita alegria em estar aqui e encontrar com tantos amigos, amigas e irmãos solidários. Temos amigos em todo o mundo, Brasil e América Latina. Nos sentimos orgulhoso em levar a bandeira libertária ao povo palestino. Seguiremos lutando. Todos aqueles que estão em contato com a palestina esperam justiça. Pode demorar, mas vai chegar.”

Intermediando os discursos, Alice Portugal ressaltou a importância de se manifestar contra as injustiças e atrocidades, não apenas em solo nacional, mas também em solidariedade aos povos oprimidos ao redor do mundo. Seu chamado à ação foi recebido pelos presentes, que se uniram em um espírito de solidariedade e compromisso comum.

“Este é mais do que um ato, um ato de solidariedade, um ato educativo que poderíamos já passar para a nossa militância, para a juventude, para todos aqueles e aquelas que nesse momento precisam entender a importância da participação dos povos, da paz e do fim das opressões contra aqueles que desejam apenas a independência e a liberdade”, afirmou, comemorando ainda o sucesso do encontro. “Sem dúvida, essa tarde foi uma tarde vitoriosa do 2º Festival Vermelho”, finalizou.

Os embaixadores, representantes de países que têm histórico de apoio à causa palestina, trouxeram mensagens de apoio e solidariedade de seus governos e povos. Suas palavras ecoaram o lembrete de que a luta do povo palestino é uma luta global por justiça e dignidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ato Internacionalista Conflito Festival Vermelho Independência Israel justiça Liberdade Palestina paz Solidariedade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Os discursos destacaram a urgência de pôr fim à violência e à opressão que têm assolado a Faixa de Gaza
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x