APÓS BYD
Governador prevê reestruturação do Polo Industrial de Camaçari
Com a chegada da montadora chinesa, Jerônimo deseja atrair mais investidores para o município
Por Gabriela Araújo e Lula Bonfim
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira, 18, que deve reorganizar o Polo Industrial de Camaçari para torná-lo ainda mais atrativo para outras empresas, após a chegada da BYD no município.
“[...]. Além da cadeia de carros elétricos que serão instalados aqui, uma vantagem interna nossa é que teremos que refazer o desenho de atuação do Polo de Camaçari, teremos que tratar como novo polo, com energia renovável e carros elétricos, a partir de um investimento de pavimentação, de segurança, fornecimento de água”, contou o chefe do Executivo estadual ao Portal A TARDE, após a visita institucional ao complexo fabril, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Leia mais
>> BYD anuncia novo investimento de R$ 5,5 bi para instalação de fábricas
O Governo da Bahia espera gerar cerca de 10 mil empregos diretos na cidade, com o início das atividades da montadora asiática, previsto para o segundo semestre deste ano.
“Eu não posso abrir mão de citar 10 mil empregos diretos. Cada ponto desse, que nós estamos falando de carregador, que terão em postos de combustíveis, são postos de empregos gerados. Então, você acaba ganhando outras ações, a exemplo de tomadas, conduções de fios e eletricistas”, destacou Jerônimo.
Ao Portal, o petista ainda revelou que se reunirá nesta noite com representantes da BYD para tratar sobre o assunto. “Os outros, eu posso dizer a vocês, que nós estamos em conversa, vamos continuar a reunião hoje à noite. Eu peço que a BYD pudesse indicar parceiros que possam se instalar na Bahia”, disse.
Veja também
>> Jerônimo atesta posição da BYD e abre portas para outros investidores
Qualificação
Em conversa com a imprensa, Jerônimo também revelou que os jovens que estarão à serviço da empresa asiática serão submetidos ao curso de qualificação para aprimorar os estudos sobre mandarim e inglês.
“O restaurante, a orla de Camaçari serão dinamizadas, então, nós temos que nos preparar para isso. Então, a expectativa é garantir que o inglês seja reforçado porque todos eles [da BYD] falam além do inglês, o chinês, então temos que reforçar, pelo menos em cursos de longa duração ou de médio prazo”, afirmou o governador.
O gestor estadual ainda afirma que deve firmar convênio com outras empresas para desenvolver o mandarim neste curso de qualificação, assim como nos colégios estaduais.
“Quando eu estava na Secretária de Educação, nós desenvolvemos um projeto para além do inglês e do espanhol, colocar outras línguas. Temos quatro escolas que tem projeto de mandarim, eu quero muito que agora, a gente possa estimular”, acrescentou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes