Governo vai comprar mais dois ferries para o próximo verão | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Governo vai comprar mais dois ferries para o próximo verão

Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura, disse que as embarcações terão capacidade para mais de 180 carros

Publicado sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 às 09:18 h | Atualizado em 03/02/2023, 09:36 | Autor: Dante Nascimento e Lucas Franco
Sérgio Brito, Secretário de Infraestrutura, afirmou que o governo vai abrir processo de licitação
Sérgio Brito, Secretário de Infraestrutura, afirmou que o governo vai abrir processo de licitação -

O governo do Estado pretende abrir licitação para a compra de mais duas embarcações para ampliar a capacidade do sistema ferry-boat, na travessia Salvador-Ilha de Itaparica. O secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, disse nesta sexta-feira, 3, que as tratativas estão “caminhando a passos largos”, mas que os ferries só devem chegar em 2024.

“Não chegarão amanhã. Vai abrir um processo de licitação. Nós esperamos que seja para o próximo verão, para dar mais tranquilidade aos usuários do sistema. São ferries grandes, com capacidade para mais de 180 carros. Então, vai trazer mais tranquilidade e a população vai, com certeza, sentir a melhoria”, disse o secretário aos jornalistas na Assembleia Legislativa da Bahia, onde acompanha a cerimônia de abertura dos trabalhos da Casa.

Sérgio Brito disse também que o governo tem cobrado melhorias na higiene e limpeza das embarcações do sistema, uma antiga reclamação dos usuários.

“Dentro do ferry, aquela situação da higiene, nós cobramos, o governo nos cobrou, nós chamamos a concessionária ITS para dobrar a equipe de 31 para 62 de limpeza, para melhorar não só a limpeza e a higiene, mas também a segurança dentro dos ferries”.

Ponte Salvador-Itaparica

Questionado sobre a situação do projeto da ponte Salvador-Itaparica, o secretário de Infraestrutura reforçou que as ações de dragagem e sondagem devem ser feitas ainda em 2023 e que, no próximo ano, a população poderá “ver” a obra sair do papel.  

“Nós colocaremos a previsão para o primeiro trimestre de 2024, colocar os canteiros de obra tanto lá na região de Itaparica, em Bom Despacho, e em São Joaquim, aqui em Salvador. Nós começaremos os canteiros de obra para, efetivamente, a população ver as obras, que são da ponte”, disse Sérgio Brito, ao reforçar que a ponte deve ser entregue em até cinco anos.  

Publicações relacionadas