ELEIÇÃO EM SALVADOR
Posição do Podemos não será decidida "de cima para baixo", diz Heber
Presidente estadual da legenda diz ter dúvidas se de fato existiu conversa entre Renata Abreu e Bruno Reis
Por Lucas Franco
Ao contrário de legendas como MDB, PSD, PCdoB e o próprio PT, que também estão na base de Jerônimo Rodrigues (PT) e que têm quadros à disposição para a disputa municipal de Salvador do ano que vem, o Podemos ainda dialoga para definir em qual lado da trincheira estará: o do governador ou o do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que deverá disputar a reeleição no ano que vem.
Em conversa com o Portal A TARDE, o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e presidente estadual do Podemos, Heber Santana, afirma que a decisão sobre os planos da legenda para o pleito do ano que vem na capital baiana dependem de decisão da Executiva Nacional, mas alega que a própria executiva tem membros baianos.
"Eu faço parte da Executiva Nacional, assim como o vice-presidente Eliel Santana e a vice-presidente nacional do Podemos Mulher, Jemima Santana. Então, são três membros da Bahia na Executiva Nacional", disse.
Ainda que decisões sobre a Bahia passem também por membros de outros estados, Heber diz ter dúvidas sobre se de fato houve reunião formal entre a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, e Bruno Reis. "Em qualquer momento ela pode conversar com qualquer pessoa. Não há impedimento, mas nem sabemos se teve essa conversa", alega.
Ainda assim, Heber disse acreditar no diálogo transparente com correligionários de outras unidades federativas. "A Executiva Nacional sempre tem um nível de influência. Está no estatuto. As decisões das capitais precisam ser validadas pela Executiva Nacional. Agora, não no sentido de uma decisão ser tomada de cima para baixo", pontua.
A preferência do superintendente de Defesa Civil é por continuar ao lado do grupo de Jerônimo. "A tendência é que a gente caminhe com o candidato do governador. Porque eu estou lá, o deputado estadual [Laerte do Vando] está lá, o deputado federal [Raimundo Costa] está lá. Tem um ambiente muito mais favorável a esse essa conversa", afirma Heber, que enxerga como aberto o campo de disputa para o pleito municipal na capital baiana.
"Só há uma candidatura definida, que é a de Bruno Reis, que disputará a reeleição. O grupo do governador Jerônimo deverá ter um candidato, mas ainda não sabemos quem será", conta o presidente estadual do Podemos, que disse acreditar que o caminho para 2024 está em pavimentação. "O que tem sido conversado, de uma forma muito aberta com a presidente Renata, é que a gente vai construir esse caminho ainda. Nem podemos dizer que começamos isso", conclui.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes