Presidente do MDB não vê novo bloco do centrão como resposta ao UB/PP | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Presidente do MDB não vê novo bloco do centrão como resposta ao UB/PP

Alex Futuca disse enxergar que altos e baixos da política fazem com que partidos busquem proteção

Publicado sábado, 01 de abril de 2023 às 13:15 h | Autor: Lucas Franco
Alex Futuca disse que definição de candidaturas do MDB para as eleições do ano que vem vão depender de diálogo com os outros partidos da base do governo
Alex Futuca disse que definição de candidaturas do MDB para as eleições do ano que vem vão depender de diálogo com os outros partidos da base do governo -

Anunciada essa semana, a formação de um novo bloco que pode dividir o centrão na Câmara Federal, composto por Republicanos, MDB, PSD, Podemos e PSC, não foi uma resposta à tentativa de União Brasil e PP de buscar uma federação, é o que afirma o presidente estadual do MDB, Alex Futuca, em entrevista ao Portal A TARDE, durante evento de entrega da Base Náutica da Penha, neste sábado, 1°.

“Não vejo dessa forma [como uma provocação ao União Brasil e PP]. Na vida, como na política, a gente vive altos e baixos. Você planeja um crescimento, mas deve estar preparado também para o partido não obter o sucesso desejado. A gente tem que aprender a viver com altos e baixos”, justifica o dirigente partidário, que também é presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento Básico (CERB).

“Essa questão de formação de bloco de partidos, eu encaro de uma forma muito natural. A formação de blocos se dá por conta de fortalecimento político dos partidos. Eu encaro de forma natural e na política, a formação de blocos vem a fortalecer os partidos que compõem o bloco”, concluiu Futuca.

Juntos, os partidos Republicanos, MDB, PSD, Podemos e PSC somam 142 das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. A informação sobre o “blocão” surgiu na semana seguinte ao anúncio de que União Brasil e PP não conseguiriam formar a federação. Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) disse na última sexta-feira, 31, que ainda acredita na federação entre seu partido e o Progressistas.

Eleições municipais

Futuca afirmou que o MDB tem intenção de ter candidaturas próprias em pequenas, médias e grandes cidades da Bahia, sem citar nomes. Para o dirigente partidário, será preciso definir com os outros partidos da base quais cidades terão candidaturas. “Para que a gente faça o governo ter o maior número de prefeituras possível”, justifica.

“Onde não houver possibilidade de ter uma candidatura própria, obviamente devemos sentar com os partidos que compõem a base do governador, para a gente formar uma aliança que tenha sucesso nas urnas. Isso aí é fundamental”, conclui. Correligionário de Futuca, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, já se colocou à disposição de concorrer ao cargo de prefeito de Salvador, mas apenas se a base do Governo do Estado tiver chapa única.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS