ELEIÇÕES 2022
PT confirma candidatura própria ao governo do Estado
No quinta-feira, 10, o partido vaidefinir o nome para enfrentar ACM Neto (UB) nas eleições
Por Da Redação
O PT Bahia confirmou nesta segunda-feira, 7, que terá uma candidatura própria nas eleições para o governo do estado neste ano, acabando com especulações em torno do nome do senador Otto Alencar (PSD), que era cotado como pré-candidato da base governista após a desistência do também senador Jaques Wagner (PT).
Mais cedo, Wagner confirmou que o governador Rui Costa permanecerá no governo até o fim do mandato e que Otto Alencar (PSD) disputará a reeleição ao Senado. A decisão contraria o PP do vice-governador João Leão, que tinha como certo o controle das rédeas do governo durante nove meses com a saída de Rui. Segundo o site Política Livre, o PP estuda desembarcar da base governista, como represália, e aliar-se ao grupo liderado por ACM Neto.
"Entendemos ser fundamental o papel estratégico da Bahia enquanto quarto colégio eleitoral do Brasil e maior do Nordeste, região fundamental para a consolidação da vitória de Lula, do PT e nossos aliados na disputa nacional.", diz o PT Bahia em nota.
"De forma madura e responsável, atuamos sempre considerando prioritária a manutenção da vitoriosa aliança partidária que vem implementando um programa mudancista ao longo dos últimos 15 anos na Bahia.", endossou.
O partido afirmou entender a desistência senador Jaques Wagner em não disputar as eleições 2022. De acordo com a sigla, a decisão de Rui Costa de permanecer até o fim do mandato é louvável e ele será o "principal condutor do processo eleitoral na Bahia".
"Com esse espírito de unidade e cientes da vitalidade política e eleitoral do Partido dos Trabalhadores na Bahia, reafirmamos nossa decisão de apresentar aos partidos aliados e ao conjunto da sociedade baiana uma candidatura do PT ao Governo do Estado.", continua o partido, ao elencar possíveis nomes, como prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, os secretários Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Jerônimo Rodrigues (Educação)
O partido marcou uma reunião da Executiva Estadual da sigla para a próxima quinta-feira, 10, para bater o martelo em torno do nome que representará o PT e aliados na disputa eleitoral de 2022.
.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes