ENTENDA
Resíduos da unidade de mineração será doada para agricultura familiar
Calcário disponível após extração do fósforo pode melhorar solo de plantação dos pequenos agricultores
Por Lula Bonfim e Flávia Requião
Entre os anúncios do Governo da Bahia, nesta sexta-feira, 24, durante evento de lançamento da uma nova unidade de mineração, que será operada pela empresa Galvani, em Irecê, foi a reutilização dos resíduos da empresa, viabilizada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) junto a Companhia De Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Em conversa com o Portal A TARDE, na manhã desta sexta, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, detalhou todo o processo.
“Já que vamos extrair fertilizante à base de fósforo, o resíduo dele pode ser absolvido para que a gente possa melhorar a estrutura solo com o calcário. Então, a CBPM nos chamou para essa parceria e nós construímos com eles um termo de colaboração onde a agricultura familiar será o público alvo para a doação desse suposto resíduo que é o calcário”, especificou.
Nova unidade de mineração
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realiza nesta sexta, o lançamento de uma nova unidade de mineração que será operada pela empresa Galvani, além de inaugurar as obras de modernização no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor.
Em evento realizado no Hotel Fiesta de Irecê, o governador também assinará acordos de cooperações técnicas para qualificação da mão-de-obra na atividade mínero-industrial e para promoção de desenvolvimento socioeconômico sustentável da Agricultura Familiar, além de ações para uso eficiente de gás natural no setor de mineração.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes