BYD NA BAHIA
Robinson comemora chegada da BYD à Bahia: “Gol de placa do governador”
Parlamentar avalia que, com a BYD, a Bahia estará “na vanguarda da inovação tecnológica”
Por Eduardo Dias e Lula Bonfim
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) vibrou nesta segunda-feira, 9, com a chegada à Bahia da montadora chinesa de carros elétricos BYD. Em entrevista ao portal A TARDE durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica, o parlamentar vislumbrou o estabelecimento de uma longa parceria entre a empresa e o estado, com um grande investimento em uma tecnologia que tende a prosperar no mundo inteiro.
“[A chegada da BYD] vai incluir o Brasil nesse universo das novas tecnologias que substituirão os combustíveis fósseis. Você não está trazendo apenas uma fábrica. Você está trazendo um dos maiores players mundiais na produção de carros e motores elétricos. Isso significa que a longevidade dessa planta é muito grande, porque vai ser dominado o mercado pelo uso de carros e motores elétricos”, avaliou o deputado.
Robinson afirmou ainda que a parceria entre a Bahia e a BYD foi uma conquista dos governos de Jerônimo Rodrigues (PT), em âmbito estadual, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nível federal.
“Além da geração de emprego, tem uma vantagem dessa tecnologia estar sendo implantada aqui, porque nós vamos estar na vanguarda da inovação tecnológica, sendo referência para o Brasil e para o mundo. Um gol de placa do governador Jerônimo Rodrigues, com apoio decisivo do presidente Lula”, concluiu o deputado.
O lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD, a ser estabelecida no Polo Industrial de Camaçari, na planta antes pertencente à montadora norte-americana Ford, reúne centenas de quadros técnicos e políticos nesta segunda-feira.
Desde que a Ford anunciou em 2021 o encerramento de suas atividades industriais no Brasil, o governo da Bahia buscava uma empresa para substituir os americanos. Com a chegada da BYD, a administração estadual espera agora que o Polo Industrial de Camaçari recupere os postos de trabalho que foram perdidos com a saída da empresa anterior.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes