Voto 'traíra' de Otto Filho pode prejudicar instalação da BYD na Bahia | A TARDE
Atarde > política > Bahia

Voto 'traíra' de Otto Filho pode prejudicar instalação da BYD na Bahia

Deputado foi criticado por voto a favor de destaque que impede prorrogação de benefícios fiscais

Publicado sexta-feira, 07 de julho de 2023 às 17:18 h | Atualizado em 07/07/2023, 17:37 | Autor: Da Redação
Otto Alencar Filho (PSD) foi o parlamentar mais votado na Bahia para a Câmara dos Deputados em 2022
Otto Alencar Filho (PSD) foi o parlamentar mais votado na Bahia para a Câmara dos Deputados em 2022 -

Na votação dos destaques da Reforma Tributária realizada pela Câmara dos Deputados nesta sexta-feira, 7, apenas um destaque foi aprovado, justamente aquele que prejudica montadoras de automóveis nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e pode impactar na instalação da BYD na Bahia. 

Isso porque o trecho em questão prorrogava benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até dezembro de 2032 para projetos industriais aprovados até o fim deste ano. Com isso, a concessão do benefício feito para a BYD não estará no texto que será encaminhado para votação no Senado.

Para que o destaque fosse suprimido, a matéria precisava de 308 votos, mas só teve 307. O único voto baiano, considerado como "traíra" por alguns membros da classe política e duramente criticado nas redes sociais, foi do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), deputado mais votado da Bahia em 2022.

Nem mesmo a deputada federal Roberta Roma (PL) e o deputado Capitão Alden (PL) votaram no destaque de autoria do seu correligionário, o deputado deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL) e que ccontou com lobby do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos). O deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) se absteve do voto.

Publicações relacionadas