INELEGÍVEL
Bolsonaro avalia registrar candidatura em 2026: ‘TSE que decida'
ex-presidente ainda afirmou que é o único nome da direita capaz de vencer as eleições presidenciais
Por Da Redação
Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que planeja fazer o registro de sua candidatura para as eleições presidenciais de 2026.
Em entrevista para a revista Veja, o ex-presidente disse que vai tentar recuperar seus direitos políticos no Congresso, via projeto de anistia, ou ainda com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal). O registro da candidatura, portanto, seria uma cartada final e dependeria do seu partido.
Leia mais
>> Bolsonaro é alvo de pedido de responsabilização criminal
>> Bolsonaro chama região Nordeste de pior do Brasil ao comentar eleições
>> Lula x Bolsonaro: Veja quem "elegeu" mais prefeitos no 2º turno
“Depois, as alternativas são o Parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida. Não sou otimista, sou realista, estou preparado para qualquer coisa”, disse Bolsonaro.
Na avaliação de Bolsonaro, a reunião com embaixadores na qual ele atacou o sistema eleitoral brasileiro não lhe rendeu votos. Por isso, ele afirma que a determinação de sua inelegibilidade é uma "injustiça", e essa visão precisa se "massificar" na opinião pública.
Bolsonaro está inelegível até 2030, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tirou os direitos políticos do ex-presidente pela convocação de um encontro com embaixadores para fazer ataques às urnas eletrônicas. O evento foi uma agenda oficial do governo e teve transmissão ao vivo pela TV Brasil.
O ex-presidente ainda afirmou que é o único nome da direita capaz de vencer as eleições presidenciais de 2026. “Falam em vários nomes, Tarcísio, Caiado, Zema... O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes