Agenda de Lula tem quinto encontro com presidente da Argentina | A TARDE
Atarde > política > Brasil

Agenda de Lula tem quinto encontro com presidente da Argentina

É a quinta vez que Lula se encontra oficialmente com Alberto Fernández a

Publicado segunda-feira, 26 de junho de 2023 às 09:05 h | Autor: Lula Bonfim
Lula e Fernández se encontram, nesta segunda, pela quinta vez desde a eleição do petista em 2022
Lula e Fernández se encontram, nesta segunda, pela quinta vez desde a eleição do petista em 2022 -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta segunda-feira, 26, em Brasília, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. É a quinta vez que os chefes de estado brasileiro e argentino se encontram desde a eleição do petista, no final de 2022.

Fernández será recebido no Planalto com uma cerimônia oficial marcada para se iniciar meio-dia. A reunião com Lula ocorrerá logo em seguida, às 12h15. Um almoço deve ser oferecido ao presidente argentino às 13h30.

Lula tem atuado internacionalmente para auxiliar a Argentina a resolver seus problemas com a dívida externa. O país vizinho aprofundou nos últimos anos uma crise econômica na qual vive desde os anos 1990, com inflação alta e um excesso de dolarização.

A relação entre os dois mandatários sul-americanos é forte desde antes do atual governo petista. Fernández visitou o amigo em julho de 2019, quando era candidato à presidência da Argentina. Na época, Lula estava preso em Curitiba, em decorrência da Operação Lava Jato.

À esquerda do espectro político, tanto Lula quanto Fernández têm como discurso o incentivo à política regional, com o fortalecimento do Mercosul e da identidade latino-americana.

Mais agenda

Durante a manhã, antes de receber Fernández, Lula tem reunião com os ministros Rui Costa (PT), da Casa Civil; Márcio Macêdo (PT), da Secretaria-Geral; Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais; e Paulo Pimenta (PT), da Comunicação Social

À tarde, depois de almoçar com o presidente argentino, o presidente da República terá uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT).

Publicações relacionadas