PESQUISA
Atlas/A TARDE: Aprovação de Lula sobe para 51,7% dos brasileiros
Avaliação positiva do presidente subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento
Por Eduardo Dias
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do governo federal entre os brasileiros é de 51,7%, conforme apontado pelo novo resultado da Pesquisa AtlasIntel, parceira de A TARDE, divulgada nesta terça-feira, 6.
O resultado subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento, em novembro (49,6%), que marca a série temporal de pesquisas do instituto. A desaprovação do governo caiu para 42,8%, ante 47,3% em novembro. Essa é a primeira amostragem da pesquisa para o ano de 2024.
Na avaliação dos entrevistados, Lula tem um governo ótimo/bom apontado por 42,2%, ante 39,1% de ruim/péssimo. Outros 15,9% consideram a gestão do petista como regular. No último resultado, ruim/péssimo superava a avaliação ótima/boa.
O presidente Lula também lidera o levantamento quando o assunto é a imagem de líderes políticos. O petista tem avaliação positiva de 51% dos entrevistados, um crescimento de seis pontos em relação à última amostragem.
Na avaliação do CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, o resultado mostra uma melhora na avaliação do governo. Ele destaca ainda a queda no número da reprovação em relação a também queda da avaliação de ruim/péssimo.
“[O resultado] Mostra uma leve melhora na aprovação geral do governo, a taxa de aprovação subiu quase 3 pontos percentuais ou um pouco mais de 2% em relação à última divulgação em novembro. Essa é uma pesquisa bimensal, ela corresponde aos últimos dias de janeiro. Essa é a primeira pesquisa Atlas de aprovação do governo para 2024", disse Roman ao Portal A TARDE.
A melhora está mais pronunciada ainda quando a gente vê a taxa de ruim e péssimo do governo que caiu mais do que a taxa de desaprovação e isso se dá no contexto de uma melhora das percepções sobre a economia e principalmente no contexto de maior otimismo como a recuperação econômica
O instituto AtlasIntel entrevistou 7.405 eleitores brasileiros, através de recrutamento digital aleatório, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes