Bolsonaro embarca em avião presidencial a caminho da Florida, nos EUA | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Bolsonaro embarca em avião presidencial a caminho da Florida, nos EUA

Pela primeira vez desde a redemocratização, o presidente do Brasil que não participa do ato da troca da faixa

Publicado sexta-feira, 30 de dezembro de 2022 às 16:07 h | Atualizado em 30/12/2022, 20:02 | Autor: Da Redação
Antes de viajar para os EUA, Bolsonaro fez sua última live como presidente
Antes de viajar para os EUA, Bolsonaro fez sua última live como presidente -

A dois dias do fim do seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro decolou no início da tarde desta sexta-feira, 30, no avião presidencial com destino para Flórida, nos Estados Unidos. Derrotado nas eleições presidenciais deste ano, o chefe do Executivo teve autorização do Governo para viajar com seus assessores durante sua estadia no exterior.

Leia Mais: 

>> Lula ironiza viagem de Bolsonaro em post: “Tá na hora do Jair embora”

>> Advogados aconselharam Bolsonaro a deixar o país antes do dia 1º

Antes de viajar para os EUA, Bolsonaro fez sua última live como presidente onde condenou atos de terrorismo praticados por seus apoiadores e fez um balanço do seu governo.

O presidente comentou o caso de George Washington que plantou caminhão bomba perto do aeroporto de Brasília. Preso, George confessou à polícia que participou de atos antidemocráticos realizados por apoiadores do presidente. Disse ainda que sua intenção era promover o "caos" e que agiu por motivação política. A bomba não chegou a explodir.

"Hoje em dia, se alguém comete, um erro é bolsonarista. Nada justifica, aqui em Brasília, essa tentativa de ato terrorista na região do aeroporto. O elemento que foi pego, graças a Deus, que não coaduna com nenhuma situação, mas classificam como bolsonarista. É o modo de tratar", disse o presidente.

Bolsonaro falou sobre os acampamentos dos seus apoiadores em frente a quartéis-generais do Exército. Os manifestantes não aceitam os resultados das eleições que deram vitória ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva, e fazem pedidos inconstitucionais, como intervenção militar e reversão do resultado eleitoral.

"Eu não participei desse movimento. Eu me recolhi", afirmou Bolsonaro. em referência aos acampamentos. Durante a live o presidente embargou a voz algumas vezes e fez longas pausas durante suas falas. Em outro momento Bolsonaro disse "não acaba em 1º de janeiro".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS