PRÉ-CANDIDATO À REELEIÇÃO
Bolsonaro envia maior parte do orçamento secreto para o Nordeste
Região é a que apresenta os maiores índices de rejeição do atual presidente da República
Cerca de R$ 7,7 bilhões dos R$ 21,7 bilhões de recursos do orçamento secreto foram destinados para a região Nordeste, região onde o Jair Bolsonaro (PL) tem os maiores índices de rejeição para o pleito eleitoral deste ano.
O presidente da República, que tenta a reeleição, carimbou 42,4% da totalidade do orçamento secreto desde que este tipo de emenda foi criada, em 2020. As informações são da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, com base nos dados compilados pelo cientista político Bruno Carazza.
Também chamado de emendas do relator, o orçamento secreto tem sua distribuição coordenada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI), ambos do Partido Progressistas (PP) e estrategistas de Bolsonaro.
Verbas do orçamento secreto também foram utilizadas por opositores do presidente da República, revelaram ofícios do Congresso enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 9 deste mês, após cumprimento de determinação da ministra Rosa Weber.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro