Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CASO MARIELLE

Conselho de Ética da Câmara escuta irmãos Brazão nesta terça

Oitivas fazem parte da investigação que pode cassar o mandato do deputado Chiquinho Brazão, que foi denunciado por quebra de decoro

Por Da Redação

16/07/2024 - 7:43 h
Imagem ilustrativa da imagem Conselho de Ética da Câmara escuta irmãos Brazão nesta terça
-

Investigados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, vão prestar depoimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira,16. As informações são da CNN.

As medidas fazem parte da investigação que pode cassar o mandato do deputado Chiquinho Brazão, que foi denunciado ao Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar devido ao suposto envolvimento com o assassinato de Marielle.

Chiquinho é deputado federal e Domingos é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. Ao lado de Rivaldo Barbosa, delegado e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, eles são acusados de serem os mandantes do crime.

Leia mais
>> Caso Marielle: Rivaldo e Brazão podem depor pela primeira vez

As oitivas foram solicitadas pela defesa de Chiquinho para a construção do relatório da deputada Jack Rocha (PT) sobre a investigação. Ela é a relatora do caso e deve divulgar parecer em agosto, após o recesso parlamentar.

Ainda estão previstos os depoimentos de testemunhas. Thiago Kwiatkowski Ribeiro, conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro;Carlos Alberto Lavrado Cupello, ex-deputado estadual; e Daniel Freitas Rosa, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro falarão nesta terça.

Na segunda,15, o Conselho de Ética ouviu o depoimento do delegado Rivaldo Barbosa, que negou envolvimento com os irmãos Brazão e afirmou que é inocente.

A suspeita, conforme investigações, é que Rivaldo seja responsável por indicar o delegado Giniton Lages para a apuração do caso Marielle na Polícia Civil do Rio de Janeiro. Giniton é acusado de atrapalhar o curso das investigações para proteger os mandantes do crime. Ele e os irmãos Brazão negam ligação com o assassinato.

Após as oitivas, a relatora Jack Rocha deverá divulgar um parecer sobre as investigações. O relatório será votado pelo Conselho de Ética.

Se o resultado for pela suspensão ou perda do mandato, caberá ao plenário da Câmara chancelar a decisão do Conselho de Ética. Para que o mandato seja cassado, são necessários ao menos 257 votos favoráveis em plenário.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Anderson Gomes Câmara dos Deputados Chiquinho Brazão Conselho de Ética Domingos Brazão marielle franco

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

Play

"Mãos para trás", ordena Michelle Bolsonaro após 'apalpada'; assista

Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA