GOVERNO FEDERAL
Conselho do BNDES aprova nomeação de Mercadante na presidência
Indicação do ex-ministro de Dilma chegou a ser questionada pelo fato de ele ter coordenado equipe de transição
Por Da Redação
O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou Aloizio Mercadante como presidente do banco, durante reunião realizada nesta quarta-feira, 25.
Na mesma reunião, também foram aprovados os nomes de outros três diretores: Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio, que irão se juntar aos já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.
A nova gestão do BNDES tenta mudar o perfil do banco, priorizando o enfoque no apoio à indústria e às exportações de produtos brasileiros, segundo sinalização do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Durante o governo Bolsonaro, a prioridade do banco eram as concessões e privatizações e o financiamento a pequenas empresas.
Questionada pelo fato de Mercadante ter coordenado a equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a indicação do ex-ministro de Dilma Rousseff teve aval do Tribunal de Contas da União (TCU), que não enxergou conflito entre sua participação na transição e as restrições da Lei das Estatais que impedem que os que almejam o cargo coordenem campanhas políticas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes