Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

MINISTRO DA JUSTIÇA

"Dama do Tráfico" faz Dino perder favoritismo para vaga no STF

Lula evita dar pistas sobre escolha, mas Jorge Messias, Bruno Dantas e o próprio Dino são cotados

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Flávio Dino é ministro da Justiça e Segurança Pública desde 1º de janeiro
Flávio Dino é ministro da Justiça e Segurança Pública desde 1º de janeiro - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Após vazar a informação sobre a visita de uma mulher condenada por tráfico, Luciane Farias, ao edifício do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino perdeu o favoritismo na disputa para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber.

Segundo informações do colunista Paulo Cappelli, do Portal Metrópoles, aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enxergam que o favoritismo passou a ser do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O presidente da República não anunciou quem será o novo ministro do STF porque aliados importantes apoiam o nome do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Dessa forma, anunciar Jorge Messias poderia fazer o senador Renan Calheiros (MDB-AL) cobrar mais alto para aprovar a Reforma Tributária e outras votações importantes no Congresso.

Mesmo com o episódio que envolveu a "Dama do Tráfico", porém, o nome de Flávio Dino não é descartado. Lula, inclusive, já prestou solidariedade ao ministro da Justiça e Segurança Pública.

Sobre a "Dama do Tráfico"

Luciane é condenada por associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa e responde em liberdade. Seu marido, Clemilson Farias, o Tio Patinhas, é um dos líderes do Comando Vermelho e cumpre pena de 31 anos de prisão.

Leia mais: Oposição pedirá impeachment de Dino após visita da "Dama do Tráfico"

Na visita ao edifício do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luciane integrou uma comitiva de advogados e representou a Associação Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), da qual é presidente. Em 19 de março, a esposa de Clemilson esteve com o secretário nacional de Assuntos Legislativos da pasta, Elias Vaz.

Já no dia 2 de maio, Luciane se encontrou com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais. Em suas redes sociais, a presidente da ILA disse que levou a Velasco as "denúncias de revistas vexatórias" no sistema prisional amazonense.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, a ILA é uma ONG que atua em prol dos presos ligados ao Comando Vermelho e é financiada com dinheiro do tráfico de drogas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Bruno Dantas dama do tráfico Dino Flávio Dino Jorge Messias STF

Relacionadas

Mais lidas